terça-feira, novembro 25, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Comportamento do preço do bezerro e do boi gordo na parcial de outubro (22)

O descolamento entre o preço do bezerro e do boi gordo diminuiu em outubro, com a recuperação no valor do animal pronto para o abate.

O preço do boi gordo (Cepea) segue em recuperação em outubro, embora uma alta ainda modesta, especialmente quando comparado a valorização observada no mesmo período do ano anterior, como mostram os dados da primeira Figura.

Vale destacar que na parcial de outubro, o preço do boi gordo (Cepea) subiu 2,4% frente ao valor que encerrou setembro. O preço do boi gordo inclusive voltou a ficar acima de R$310,0 por arroba, o que não era observado desde a primeira metade de setembro (clique aqui). E ao contrário do animal pronto para o abate que subiu na parcial de outubro, o preço da categoria de reposição ficou praticamente estável no mesmo período.

Veja também que o preço do boi gordo, apesar da recuperação em outubro, apresenta média próxima do valor praticado no mesmo período de 2024, ao contrário do que vinha sendo observado em 2025, até então. Clique aqui e confira os dados do preço nominal do boi gordo nos meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2025!

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, em 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do bezerro, embora seja o destaque de valorização na parcial de 2025 (clique aqui), segue mais estável em outubro (segunda Figura), o que contribuiu para diminuir o ágio da categoria de reposição na parcial do mês.

E por falar no assunto, o Farmnews apresentou os dados do ágio do bezerro frente ao boi gordo nos meses de outubro, entre 2010 e a parcial de 2025. Clique aqui e saiba mais!

A Figura a seguir ilustra a evolução diária do preço nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, em 2024 e a parcial de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Apesar da alta em outubro, o preço do boi gordo e mantém em queda em 2025, acumulando perda de 2,2%, até outubro (22), em relação ao valor que encerrou 2024, enquanto no mesmo intervalo de tempo o preço do bezerro subiu 11,0%, como mostram os dados da terceira Figura.

A Figura apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), ao longo de 2025.

preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A expectativa é que o descolamento do preço do bezerro e do boi gordo diminua nesse final de 2025, impulsionado pela expectativa de maior recuperação no preço do animal pronto para o abate nos últimos meses do ano.

Aliás, o mercado futuro (B3) aponta um cenário mais otimista, ou seja, valores em torno de R$330,0 por arroba para os últimos meses de 2025 e o início de 2026 (clique aqui).

O Farmnews também atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de outubro de 2025. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares