Preços do boi gordo do Brasil, em Reais e dólares, nos últimos 20 anos
O Farmnews atualiza os preços nominais do boi gordo do Brasil, avaliado em Reais e em dólares, nos últimos 20 anos.
A Figura abaixo apresenta o comportamento de longo prazo dos preços do boi gordo do Brasil nos últimos 20 anos.
Ao longo desses 20 anos de história, os preços do boi gordo em Reais acumulam alta de 416%, enquanto do boi gordo apurado em dólares valorizou algo próximo de 67%.
O importante é destacar que nos últimos anos a diferença de preços entre o boi gordo avaliado em Reais e em dólares tem aumentado.
Essa diferença acontece devido valorização da moeda americana frente ao Real e permite que o boi gordo do Brasil se mantenha com preços competitivos no mercado internacional, apesar da alta nos preços em moeda nacional.
A Figura a seguir destaca a evolução do câmbio nesses 20 anos de história.
O câmbio exerce uma forte influencia na competitividade das commodities agrícolas brasileiras, o que não é diferente para o mercado de carne bovina.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância do câmbio para o agronegócio nacional!
O mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. No ano o pecuarista tem enfrentado as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui). A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!
O efeito do câmbio, por sua vez, tem sido benéfica para o boi gordo do Brasil, pelo menos quando o assunto é o mercado de exportação. Reflexo deste comportamento são os recentes dados de exportação de carne bovina do país (clique aqui e saiba mais).
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!