Números finais da variação de preços do boi gordo, bezerro e inflação em 2017
Confira a variação acumulada dos preços do boi gordo, do bezerro e da inflação em 2017, medida pelo IGP-M.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo e do bezerro, segundo dados do indicador Cepea/Esalq e do IGP-M. Vale destacar que os preços do bezerro foram avaliados em Reais por arroba.
Os preços do boi gordo e do bezerro desvalorizaram acima da inflação em 2017.
O fato é que apesar de, no acumulado do ano, o boi gordo acumular queda de apenas 2,1%, ao longo do ano as perdas chegaram a patamares próximos de 16% em julho. Já o bezerro acumulou queda um pouco maior que o boi gordo no ano passado, de 4,7% e atingiu um pico de baixa mais baixo ao longo do ano, de cerca de 18,0% em junho.
Contudo a inflação em 2017 ficou praticamente estável e encerrou o ano passado com queda de apenas 0,2%.
Vale lembrar que a queda dos preços do mercado pecuário brasileiro só não foram maiores no ano devido a recuperação do mercado de exportação de carne bovina a partir do segundo semestre de 2017. Clique aqui e confira os dados finais da exportação de carne bovina do Brasil em 2017 e nos últimos anos.
O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.
O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período?
Clique aqui e vamos descobrir…
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!