Preços históricos do milho no Brasil
O Farmnews apresenta os preços históricos do milho no Brasil, em termos médios anuais, nos últimos anos.
A Tabela a seguir destaca os preços históricos do milho no país, em valores nominais, desde 2007, segundo dados do Cepea/Esalq. Vale lembrar que os preços em 2017 referem-se a média parcial apurada até setembro (12).
O valor médio nominal dos preços históricos do milho ao longo dessa série histórica é de R$27,8 por saca.
A média parcial de 2017 está, até o momento, 8,6% superior a média histórica avaliada desde 2007.
No acumulado desde 2007 o milho acumula valorização de 28,9%. Essa valorização acumulada chegou a atingir, no momento, 87,8% no ano passado (2016).
O ano de 2016 foi um ano bastante atípico para os preços do milho no Brasil, quando a saca chegou a ser negociada acima de R$50,0 por saca, segundo indicador Cepea/Esalq.
No ano de 2017, quando comparada a soja, boi gordo e bezerro, o milho é a commodity com maior queda acumulada. O grão acumula queda próxima de 26% no ano (até a primeira semana de setembro de 2017).
A soja, por sua vez, é a segunda da lista de maiores quedas, com 8,9% no ano. Já os preços do bezerro e do boi gordo apresentaram uma maior recuperação no ano comparado ao milho e a soja.
A Figura abaixo ilustra melhor os dados apresentados na Tabela acima e destacam o desvio observado no ano de 2016, quando o preço médio do milho foi bastante superior a média dos demais anos desta série histórica.
O Brasil e a Argentina dobraram sua participação nas exportações de milho no mundo na última década.
E esse crescimento das exportações de milho de ambos os países da América Latina já começa a incomodar o maior produtor mundial do grão (clique aqui e saiba mais).
O Farmnews apresenta os números que mostram a evolução da produção de milho no mundo e dos principais países produtores nos últimos anos, segundo dados do USDA (clique aqui e saiba mais).
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!