Coronavírus mudou o comportamento de consumo dos alimentos
O período de quarentena e distanciamento social durante a pandemia do COVID-19 mudou e, muito, o comportamento de consumo dos alimentos.
O fato é que mais de 4 em cada 5 consumidores disseram que a pandemia de coronavírus mudou seus hábitos alimentares, levando-os a cozinhar, comer, fazer compras e pensar sobre alimentos de maneira diferente, de acordo com a Pesquisa do International Food Information Council (IFIC).
Uma das conclusões da pesquisa é que as pessoas talvez estejam realmente aproveitando a oportunidade para pensar mais sobre comportamento de consumo dos alimentos. E nesse aspecto, cozinhar mais em casa tende a ser um pouco mais saudável do que as escolhas que poderíamos fazer ao comer fora do lar.
E análise dos dados da pesquisa revelam que o coronavírus tem um papel central nos resultados. A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos entre 8 e 16 de abril, depois que muitos consumidores passaram várias semanas em casa. Isso deu à IFIC a oportunidade de examinar a reação dos consumidores à pandemia.
Pois é, o comportamento de consumo dos alimentos mudou sensivelmente durante a pandemia da COVID-19.
De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados disseram estar fazendo algo diferente com relação ao consumo de alimentos, com cerca de 60% cozinhando mais em casa. As outras mudanças são mais variadas, com cerca de um terço dizendo que estão comendo mais e lavando melhor os alimentos.
Além de mais lanches, a pandemia mudou o que as pessoas estão comendo, já que uma porcentagem maior de pessoas disse que estava se alimentando de maneira mais saudável.
Mas uma coisa que a pandemia não mudou é a percepção dos consumidores quanto a segurança alimentar. Um total de 67% dos consumidores pesquisados confia na segurança do sistema alimentar, praticamente o mesmo percentual pré-pandemia.
De fato, o principal problema de segurança alimentar apontado não estão relacionados a presença de produtos químicos de origem alimentar, mas a contaminação por manipulação ou preparação de alimentos relacionado aos riscos de COVID-19.
O Farmnews apresenta alguns pontos importantes relacionados a COVID-19 e as tendências do mercado de alimentos. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Os dados em meio a pandemia mostram que a produção animal não é a grande vilã para o meio ambiente, principalmente quando o assunto são os gases de efeito estufa. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Adaptado e FoodDive
Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!