Custo da logística limita competitividade do agronegócio
O custo da logística no agronegócio brasileiro foi discutido por especialistas por setor.
A CNA e o jornal “O Estado de S. Paulo” promoveram, no dia 7 de novembro, o Fórum Estadão – Logística e Infraestrutura no Agronegócio para debater os desafios das novas fronteiras agrícolas e o escoamento da produção agropecuária.
O consultor da CNA, Luiz Antonio Fayet, ressaltou que o país precisa de logística e infraestrutura baratas e eficientes e solução prévia para trechos abandonados pelas concessionárias de ferrovias.
“O custo do frete pelas rodovias atuais ainda é um gargalo para o produtor rural. A exportação de soja de Sorriso (MT) até o porto de Santos e Paranaguá, por exemplo, custa US$126 a tonelada. Se fosse exportada pela rota Miritituba/Belém, esse custo cairia para US$80 por tonelada”.
O presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga, Luiz Baldez, também falou sobre o custo logístico do agronegócio e destacou que no caso da soja e do milho ele é cerca de 4 vezes maior do que de outros competidores, como Estados Unidos e Argentina.
“O frete ferroviário é precificado com base no rodoviário. No resto do mundo ele é 44% inferior ao rodoviário, enquanto no Brasil é de apenas 3%. Também é dedicado a um só produto: o minério de ferro. Em 2015, ele foi responsável por 75% da movimentação da malha ferroviária”.
O secretário-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, Fábio Trigueirinho, enfatizou que a qualidade média das rodovias é ruim e que o pavimento, sinalização e geometria estão comprometidos. “As concessões rodoviárias estão em melhores condições que as públicas, mas o alto custo do pedágio merece atenção”.
O presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, César Rabello Borges, lembrou que as concessões podem solucionar alguns gargalos logísticos. “As concessões estão predominantemente nos estados de São Paulo e Paraná, mas elas são fundamentais nas novas fronteiras agrícolas”, disse Borges.
O Farmnews inclusive já discutiu a questão da ineficiência da logística brasileira. Clique aqui e saiba mais!
Adaptado da CNA
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