Participação, por país, no consumo mundial de carne bovina em 2020
O Farmnews atualiza os dados esperados de participação no consumo mundial de carne bovina por país, em 2020.
O USDA revisou, em abril, os dados estimados para o consumo mundial de carne bovina e entre os principais países consumidores em 2020. Pois é, a revisão de abril já contempla um início de perspectiva negativa com relação aos efeitos da COVID-19 na economia mundial, mas, claro ainda pouco se sabe sobre a extensão do impacto no consumo de carne bovina entre os maiores consumidores.
A Tabela a seguir apresenta os dados do consumo mundial de carne bovina e, por país, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, entre 2016 e a expectativa para 2020, segundo dados do USDA.
A queda na expectativa do consumo mundial de carne bovina para 2020, segundo a revisão de abril foi discreta, (-0,23%), com os dados consolidados caindo de 59,70 para 59,56 milhões de toneladas entre janeiro e abril.
Como dissemos acima, talvez ainda seja cedo para traçar uma perspectiva mais pessimista com relação aos efeitos da COVID-19. E claro, se é que uma queda maior do que a prevista aqui de, fato, pode acontecer. Vale lembrar que em na parcial de abril, a exportação de carne bovina do Brasil segue em ritmo forte e acima dos patamares observados no mesmo período de 2019 (clique aqui).
E o ritmo forte das exportações brasileiras de carne bovina foi fruto do crescimento da demanda chinesa que, em 2020 impulsionado as vendas do País para nível recorde (clique aqui).
E por falar em China, o país asiático foi o destaque dentre os maiores consumidores mundiais nos últimos anos, com aumento esperado no consumo de carne bovina de 37,1% entre 2016 e 2020.
O crescimento acumulado esperado no consumo de carne bovina no planeta entre 2016 e 2020 foi próximo de 5,8%, uma vez que variou de 56,2 para 59,5 milhões de toneladas em equivalente carcaça no período. E além da China, os Estados Unidos muito contribuiu para esse aumento, com alta esperada de 6,0% no consumo de carne bovina.
A perspectiva do aumento do consumo de carne bovina no Brasil foi modesta, de apenas 1,43%, penalizada pela expectativa de queda na demanda em 2020, conforme última revisão do USDA (Tabela acima).
A Figura abaixo ilustra a participação do consumo esperado de carne bovina, por país, em 2020, segundo dados do USDA.
Os Estados Unidos, além do maior produtor mundial de carne bovina, segue como principal país consumidor, seguido da China e Brasil, respectivamente.
E é interessante observar que o consumo desses 3 países (Estados Unidos, China e Brasil), somados, representam quase metade de todo consumo mundial de carne bovina.
E por falar no consumo mundial de carne bovina, o Farmnews atualiza os dados dos maiores rebanhos e produtores em 2020. Clique aqui e confira os números!
O USDA apresenta também os dados atualizados dos impactos esperados da COVID-19 na importação mundial de carne bovina. Afinal, o quanto a compra dos principais importadores mundiais deve ser afetada pelos efeitos negativos do coronavírus em 2020? Clique aqui e descubra!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!