sexta-feira, novembro 28, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço do boi gordo, bezerro, milho e soja na primeira metade de agosto de 2025

O Farmnews apresentou a variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja no acumulado até a primeira metade de agosto de 2025.

O preço do bezerro segue como o destaque positivo na parcial do ano. Contudo, no final da primeira quinzena de agosto, assim como o bezerro, a soja também apresentou preço acima do valor que encerrou 2024 (primeira Figura).

Por outro lado, considerando apenas os dados de agosto, até o dia 15, o preço do boi gordo foi o destaque de alta, apresentando a maior valorização em relação ao último preço praticado em julho. Aliás, entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, a única que não subiu na primeira metade de agosto foi o milho.

A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea), bezerro (Mato Grosso do Sul), milho (Cepea) e soja (Cepea, Paranaguá-PR), no acumulado até a primeira metade de agosto de 2025.

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo (Cepea) subiu 4,7% na primeira metade de agosto frente ao valor que encerrou julho, enquanto no mesmo intervalo de tempo o bezerro (Cepea) subiu menos, 2,2%.

É importante destacar também que essa maior alta do boi gordo em relação ao bezerro refletiu na melhora da relação de troca na parcial de agosto, embora o indicador permaneça próximo da mínima para o período do ano, em 2025 (clique aqui).

Vale mencionar, por outro lado, que a recuperação no preço do boi gordo não foi acompanhada, na mesma proporção, pelo mercado futuro do boi gordo ao longo da primeira parte de agosto, o que diminuiu a diferença entre o preço esperado e atual da arroba (clique aqui).

O preço do bezerro subiu 2,2% até a metade de agosto, frente ao final de julho, mas acumula alta de 8,9% na parcial do ano. Na parcial do ano, o boi gordo, apesar da recuperação em agosto, ainda acumula queda de 2,9% em relação ao valor que encerrou 2024.

O preço do milho permanece como destaque negativo de 2025, com o preço do grão novamente mais próximo da mínima do ano na parcial de agosto. Apesar do mercado futuro mostrar perspectiva de valorização do grão ao longo do restante de 2025 e 2026, a perspectiva de alta caiu (clique aqui), também pressionada pelos dados da produção e estoque mundial do grão que foi revisado para cima em agosto de 2025 pelo USDA (clique aqui).

O fato é que, no ano, até a primeira metade de agosto (frente ao final de 2024), o preço do milho (Cepea) acumulou a maior perda, de 13,0%, seguido do boi gordo (Cepea), com queda de 2,9%. O bezerro e a soja, no mesmo intervalo de tempo, subiram, respectivamente, 8,9% e 1,1%.

O preço da soja, aliás, segue mostrando sinais de recuperação (segunda Figura), embora o mercado futuro do grão precifique queda, mostrando uma perspectiva menos otimista para o preço da soja (clique aqui).

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), avaliada em Reais por saca, em 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E assim como para o milho, o Farmnews apresentou os dados de produção e estoque mundial de soja esperados para a safra 2025/26, de acordo com a revisão de agosto de 2025. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares