sexta-feira, dezembro 5, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Importação de carne bovina do Brasil pelos EUA: dados de novembro de 2025

A importação de carne bovina do Brasil pelos EUA ficou praticamente estável em novembro de 2025 frente ao mês anterior, mas a perspectiva é otimista com o fim do “tarifaço”.

A compra de carne bovina brasileira pelos EUA ficou estável em novembro de 2025 quando comparado do mês exatamente anterior, como mostram os dados da primeira Figura. Vale lembrar que os EUA retiraram, em novembro, o “tarifaço” para a carne bovina exportada pelo Brasil e o impacto positivo nas vendas deve acontecer a partir de dezembro.

A exportação de carne bovina do Brasil alcançou o segundo maior valor histórico, avaliado pelo ritmo de embarque, em novembro de 2025, atrás apenas do valor praticado no mês anterior! Os embarques de carne bovina in natura, congelada e fresca, somaram 318,49 mil toneladas métricas, alta de 39,6% frente ao recorde anterior para o período do ano, de 2024. Clique aqui e confira os dados de exportação de carne bovina do Brasil nos meses de novembro e no acumulado até novembro entre 2015 e 2025!

O destaque entre os maiores países importadores de carne bovina do Brasil em novembro de 2025 foi a Rússia, com o maior crescimento frente ao mesmo período do ano anterior. Os EUA, entre os principais países importadores de carne bovina do Brasil apresentou queda quando comparado novembro de 2025 e novembro de 2024. Clique aqui e confira os dados.

A Figura apresenta os dados de exportação mensal de carne bovina in natura do Brasil para os EUA, em mil toneladas, entre janeiro de 2015 e novembro de 2025, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina do Brasil pelos EUA
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

Em novembro de 2025, a venda de carne bovina in natura do Brasil, somou 10,8 mil toneladas métricas, valor semelhante ao praticado no mês anterior (10,8 mil toneladas), mas por outro lado, muito abaixo do que foi observado no mesmo período de 2024 (27,4 mil toneladas), como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta os dados de exportação mensal de carne bovina in natura do Brasil para os EUA, em mil toneladas, nos meses de novembro, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina do Brasil pelos EUA
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

A importação de carne bovina do Brasil pelos EUA, apesar de estável em relação ao mês anterior em novembro de 2025, caiu frente ao mesmo período de 2024.

Por outro lado, no acumulado até novembro, importação de carne bovina brasileira pelos EUA foi de 205,1 mil toneladas métricas, valor muito acima do observado no mesmo período dos anteriores e novo recorde para o período do ano, em 2025 (terceira Figura).

A Figura apresenta os dados de exportação de carne bovina in natura do Brasil para os EUA, em mil toneladas, no acumulado de janeiro a novembro, entre 2015 e 2025, segundo dados da COMEX.

importação de carne bovina do Brasil pelos EUA
Fonte: Dados da COMEX (elaborado por Farmnews)

O Farmenws apresentou dados que mostram o aumento da volatilidade no mercado futuro do boi gordo em 2025 (clique aqui). E uma das causas desse aumento de volatilidade é devido a maior disputa pela carne bovina brasileira no mercado internacional.

Veja também que o mercado futuro do boi gordo precifica alta para os contratos com vencimento ao longo de 2026 frente ao valor nominal observado no mesmo período do ano anterior (clique aqui). O cenário é otimista para o próximo ano e embora ainda seja cedo para avaliar expectativa de preço, o importante nesse momento é avaliar a tendência. E a tendência é de valorização!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares