Importação de carne bovina do Brasil pela China no 1º trimestre, de 2016 a 2023
O Farmnews apresenta os dados da importação de carne bovina do Brasil pela China no 1º trimestre, entre 2016 e 2023.
Afinal, como evoluiu o ritmo de embarque de carne bovina do Brasil para a China nos primeiros 3 meses de cada ano e qual o impacto do temporário embargo chinês nas vendas totais do período?
E antes de apresentar os dados da China, é interessante avaliar os dados totais de exportação de carne bovina do Brasil. O Farmnews atualizou os dados de exportação de carne bovina brasileira, destacando os valores de março de 2023 comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Clique aqui e confira!
A Figura ilustra a importação chinesa de carne bovina do Brasil, no 1º trimestre, em mil toneladas e, a respectiva participação do país asiático no embarque total de carne bovina, entre 2016 e 2023.
A importação de carne bovina do Brasil pela China apresentou a primeira queda para um 1º trimestre ao longo da série iniciada em 2016 devido a temporária suspensão dos embarques para o país asiático.
No 1º trimestre de 2023 a importação de carne bovina do Brasil para a China somou 225,4 mil toneladas, queda de 7,3% frente ao valor observado no mesmo período de 2022 (243,2 mil toneladas).
A queda, embora pareça pequena em termos relativos, apresentou forte impacto nas vendas totais do País no período e especialmente no preço do boi gordo (clique aqui). Isso porque entre janeiro e março de 2023 o Brasil exportou 411,1 mil toneladas de carne bovina, valor 11,7% abaixo do valor praticado nos primeiros 3 meses de 2022 (465,7 mil toneladas).
A importância do mercado chinês, mesmo com o embargo, pode ser ilustrada pelos dados da importância relativa dos principais países importadores de carne bovina do Brasil. Nesse aspecto, o Farmnews apresentou os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em março de 2023. Clique aqui!
A Figura apresenta a evolução mensal da importação chinesa de carne bovina do Brasil, em mil toneladas, entre janeiro de 2020 e março de 2023.
Os dados acima mostram o comportamento mensal dos embarques de carne bovina do Brasil para a China ao longo dos últimos anos, destacando o impacto da temporária suspensão das exportações entre outubro e dezembro de 2021 e em março de 2023. Cabe lembrar que em março foram contabilizadas as vendas realizadas antes da suspensão devido ao caso atípico de vaca louca no Brasil.
O Farmnews atualizou também os dados de importação mundial de carne bovina para 2023, conforme revisão do USDA de abril. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!