Comportamento do Real frente ao dólar nos últimos 10 anos
O Farmnews destaca para o comportamento do Real frente ao dólar nos últimos anos.
Esse acompanhamento é importante já que o câmbio exerce uma forte influencia na competitividade das commodities agrícolas brasileiras, o que não é diferente para o mercado de carne bovina.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância do câmbio para o agronegócio nacional!
Como temos destacado, o mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. No ano o pecuarista tem enfrentado as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui). A JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!
O efeito do câmbio, por sua vez, tem sido benéfica para o boi gordo do Brasil, pelo menos quando o assunto é o mercado de exportação. Reflexo deste comportamento são os recentes dados de exportação de carne bovina do país (clique aqui e saiba mais).
Mas, voltando ao câmbio, como está o comportamento do Real frente ao dólar nos últimos 10 anos? A Figura a seguir ilustra o valor do Real frente ao dólar na média anual, desde o ano de 2007.
Vale lembrar que o valor do Real frente ao dólar em 2017 refere-se a média parcial do ano até julho. No entanto, os dados revelam que os patamares do câmbio nos últimos 3 anos estão bem acima do observados nos anos anteriores.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Real está cotado, em média, acima de R$3,00 por dólar, o que não aconteceu em nenhum dos anos anteriores a 2015.
O Farmnews atualiza os preços nominais do boi gordo do Brasil, avaliado em Reais e em dólares, nos últimos 20 anos (clique aqui e acesse os dados).
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!