Mercado

Estoque mundial de soja, dados revisados por país em setembro de 2023

O estoque mundial de soja para 2023/24 foi revisado novamente para baixo em setembro de 2023, mas segue acima do observado na safra anterior.

O USDA revisou em setembro de 2023 os dados esperados da produção e estoque mundial de soja, com perspectiva de queda frente a estimativa anterior, de agosto (Tabelas abaixo).

A revisão de setembro de 2023 mantém a previsão de safra recorde para 2023/24, com expectativa de alcançar 401,33 milhões de toneladas, mas menor que a estimativa anterior (402,79 milhões de toneladas). Essa queda na produção mundial aconteceu principalmente devido à redução na estimativa do segundo maior produtor mundial, os EUA, com perspectiva de alcançar 112,84 milhões de toneladas (primeira Tabela).

A Tabela apresenta os dados de produção mundial de soja e por país produtor, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em setembro de 2023.

A queda na produção mundial de soja contribuiu para reduzir a projeção do estoque mundial de soja para a safra 2023/24 frente a estimativa anterior, de agosto, como mostram os dados da segunda Tabela abaixo. O destaque de queda no estoque final do grão ficou para os EUA e Brasil.

A Tabela apresenta os dados de estoque final de soja no mundo e por país, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em setembro de 2023.

Acompanhe - O Farmnews indica!
estoque mundial de soja

O estoque mundial de soja deve alcançar 119,25 milhões de toneladas na safra 2023/24, nova queda frente a estimativa anterior, mas muito superior ao estoque observado nas safras anteriores.

Vale lembrar que o estoque mundial de soja projetado em setembro, de 119,25 milhões de toneladas segue muito acima do valor observado na safra anterior, de 2022/23, de 102,99 milhões de toneladas, assim como das safras anteriores, quanto o valor oscilou próximo de 100,00 milhões de toneladas.

É importante ressaltar também que o preço futuro da soja segue perto da máxima no início de setembro, apesar da volatilidade (clique aqui). Após a forte queda ao longo da primeira metade do ano, o preço do grão apresentou uma recuperação (clique aqui), o que coloca a commodity como destaque positivo de preço entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews.

Essa queda no estoque final de grão no Brasil também acontece devido ao recorde de exportação. A exportação de soja em grão do Brasil renovou o recorde para o acumulado de 2023, até agosto, em faturamento e embarque. Clique aqui e confira!

E mudando de assunto, os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil mostram forte avanço na parcial de setembro de 2023 frente a 2022. Clique aqui e confira os dados! Nesse contexto, o preço futuro do boi gordo voltou a acumular forte alta, projetando um cenário de valorização para os vencimentos entre setembro de 2023 a maio de 2024. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo