Preço do bezerro, dados de 2023 e no acumulado desde 2020
O Farmnews atualizou os dados do preço do bezerro ao longo da parcial de 2023, até setembro e a média nominal desde 2020.
O mês de setembro tem apresentado uma perspectiva mais positiva para o pecuarista, após a forte queda até agosto (clique aqui). A alta acontece tanto no mercado físico, com o preço do animal pronto para o abate dando sinais de melhora, como no mercado de reposição, com o bezerro acumulando alta na parcial do mês (Figura).
O preço futuro do boi gordo voltou a aproximar de R$230,0 por arroba para vencimento em outubro, o que não é observado desde o início de agosto. Clique aqui e confira!
A Figura a seguir ilustra a evolução do preço diário do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, ao longo de 2023.
O preço do bezerro voltou a subir nesse início de setembro, retomando o patamar de R$2.000,0 por cabeça que foi perdido na segunda metade de agosto.
Na parcial de setembro (13), o preço da categoria de reposição subiu 3,6% frente ao valor que encerrou agosto, mas segue acumulando queda de 19,3% no ano. Considerando a média nominal mensal, o preço parcial de setembro (13) foi o menor desde junho de 2020 (Figura), alcançando o quinto mês consecutivo de queda.
A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por cabeça, entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2023 (até o dia 13).
Vale destacar que a queda acumulada no preço da categoria de reposição, no ciclo de baixa atual, já supera a perda alcançada no ciclo de baixa anterior, o que aumenta a expectativa que os valores estejam perto de um suporte. E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do bezerro entre 2010 e a parcial de setembro de 2023. Clique aqui e confira!
Os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil mostram forte avanço na parcial de setembro de 2023 frente a 2022. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!