Variação do preço da carne bovina, suína e de frango para exportação
O Farmnews atualizou dados da variação do preço da carne bovina, suína e de frango exportada pelo Brasil desde janeiro de 2020.
Afinal, qual das proteínas exportadas pelo Brasil acumulou a maior queda ou alta de preço ao longo dos últimos anos, a carne bovina, suína ou o frango?
E antes de falar em preço das proteínas de origem animal exportadas pelo Brasil, vale destacar que o embarque de carnes, incluindo bovina, suína e de frango, alcançou patamar recorde em 2023, somando 5,22 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, superando o recorde anterior, de 2022, quando no mesmo período as vendas foram de 4,95 milhões de toneladas.
Essa alta nos embarques aconteceu principalmente devido ao aumento das vendas de carne suína e de frango do Brasil para o mercado internacional, uma vez que ambos alcançaram patamares recordes em 2023. A carne bovina, por outro lado, embora não tenha renovado o recorde em 2023 segue próximo das máximas. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço da carne bovina exportada do Brasil no acumulado entre janeiro e agosto, de 2016 a 2023.
A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço da carne bovina, suína e de frango exportada do Brasil, entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, segundo dados do COMEX.
Os dados da variação do preço da carne bovina exportada do Brasil mostram uma forte queda e uma maior oscilação comparada a carne suína e de frango nos últimos anos.
Isso porque embora o preço da carne suína exportada do Brasil acumule uma perda um pouco maior que a carne bovina entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, o preço da carne bovina acumulou maior queda quando avaliando os dados em um período mais recente (desde 2022), como mostram os dados da Figura acima (linha verde).
O fato é que entre janeiro de 2020 e agosto de 2023 o preço da carne bovina exportada pelo Brasil acumulou queda de 6,2%, enquanto a carne suína caiu 7,5% no mesmo período. A carne de frango exportada pelo Brasil, contudo, subiu entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, com ganho de 11,8%.
E por falar no preço da carne bovina exportada do Brasil, clique aqui e confira os preços pagos pelo produto brasileiro entre os principais países compradores.
É importante destacar também que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil na parcial de setembro de 2023 seguem projetando alta no embarque e queda no preço. Clique aqui e confira!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!