Arrobas de boi gordo por bezerro em julho, de 2010 a parcial de 2024
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro, cai frente ao mês anterior em julho, mas alcança maior patamar para o período em 3 anos.
A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro, embora tenha caído em julho, alcançou o maior patamar para um mês de julho desde 2021, como mostram os dados da Figura abaixo.
A queda pontual do bezerro em julho, devido as condições mais desfavoráveis das pastagens, contribuiu para melhorar que o poder de compra do pecuarista que depende da reposição no mercado. E por falar no assunto, clique aqui e confira a evolução mensal do preço da arroba do bezerro desde 2020!
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de julho, entre 2010 e a parcial de 2024 (média até o dia 23).
O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 8,81 na parcial de julho de 2024 foi o maior para um mês de julho desde 2021.
Vale destacar que ao longo da série apresentada, entre 2010 e a parcial de 2024, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de julho oscilou entre a mínima de 7,53 em 2011 e a máxima de 9,33 em 2021. O valor médio para um mês de julho foi de 8,49 arrobas de boi gordo por bezerro.
Como comentado acima, em julho a categoria de reposição foi mais pressionada, enquanto o preço do animal pronto para o abate acumulou recuperação (clique aqui), o que resultou na menor quantidade de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro (segunda Figura).
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2024 (média até o dia 23).
O fato é que o preço do bezerro segue mais estável ao longo de 2024, apesar da queda em julho, com sinais de recuperação. O Farmnews inclusive atualizou os dados do preço corrigido do bezerro desde 2010, mostrando a evolução dos ciclos de preço que colaboram com a visão de que o “fundo do poço” já tenha sido alcançado. Clique aqui!
Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas John Deere destaca a importância da transparência na relação de troca para a sustentabilidade do agricultor brasileiro! Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!