Participação da China na exportação de carne bovina do Brasil em 2024
O Farmnews atualizou os dados da participação da China na exportação de carne bovina do Brasil entre janeiro e novembro, de 2016 a 2024.
Vale lembrar que a exportação de carne bovina in natura do Brasil renovou a máxima para um mês de novembro, em 2024 (clique aqui), além do recorde de vendas no acumulado na parcial do ano. O fato é que o Brasil nunca exportou tanta carne bovina in natura como em 2024. Os dados mostram que no acumulado até novembro o País embarcou 2,34 milhões de toneladas, valor 30,4% acima de 2023 (1,79 milhões de toneladas) e também superando, de longe, o recorde anterior, de 2022 (1,83 milhões de toneladas).
A China igualmente renovou a máxima de importação de carne bovina do Brasil em 2024, no acumulado até novembro (primeira Figura), embora o aumento das compras do país asiático tenha sido modesto ao longo dos últimos anos, abaixo do crescimento total das vendas de carne bovina do Brasil para o mercado internacional.
A Figura apresenta a evolução do embarque de carne bovina in natura do Brasil para a China, em mil toneladas, entre janeiro e novembro, de 2016 a 2024, segundo dados da COMEX.
A venda de carne bovina do Brasil para a China somou 1.208,8 mil toneladas no acumulado até novembro de 2024, o maior valor para o período, mas relativamente próximo do praticado em 2022 e 2023.
O fato é que apesar da China liderar, com folga, a participação no mercado de exportação de carne bovina do Brasil (clique aqui), sua importância diminuiu pelo segundo ano consecutivo em 2024, como mostram os dados da segunda Figura a seguir.
A Figura ilustra a evolução da participação China na exportação de carne bovina do Brasil em relação ao total embarcado pelo País, entre janeiro e novembro, de 2016 a 2024.
A participação da China na exportação de carne bovina do Brasil caiu pelo segundo ano consecutivo na parcial de 2024, até novembro.
A participação da China na exportação de carne bovina do Brasil, avaliada pelo embarque, foi de 51,6% no acumulado entre janeiro e novembro de 2024, o menor valor para o período desde 2021 e distante da máxima observada em 2022, quando naquele ano, 62,0% da carne bovina in natura exportada do Brasil tinha como destino a China.
Pois é, como em 2024, até novembro, o embarque total de carne bovina in natura do Brasil cresceu 30,4% e no mesmo período as vendas para a China aumentaram 12,0%, podemos concluir que o Brasil tem aumentado as vendas para outros países. Isso mesmo, outros países têm aumentado o ritmo de compra, como os Estados Unidos (clique aqui), Emirados Árabes Unidos (clique aqui), Filipinas (clique aqui), México (clique aqui) entre outros, como a própria Rússia (clique aqui) que voltou a mostrar um maior apetite de compra em 2024.
É importante destacar também que o preço da carne bovina exportada do Brasil subiu em novembro de 2024, acumulando o quarto mês seguido de valorização, em moeda americana. Clique aqui e saiba mais!
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!