O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, média da primeira metade de cada ano, entre 2010 e 2025.
O preço do boi gordo (Cepea), corrigido pela inflação (IGP-M), voltou a subir em 2025 quando comparado a primeira metade dos anos anteriores. Aliás, o preço corrigido do boi gordo no 1º semestre de 2025 interrompeu uma sequência de 3 anos consecutivos de queda para o período do ano, como mostram os dados da primeira Figura.
Vale ressaltar que apesar do preço do boi gordo voltou a ser bastante pressionado em julho, com uma maior oferta de animais para o abate e um consumo doméstico mais fraco (clique aqui), apesar das vendas recordes de carne bovina (clique aqui).
A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio do boi gordo (Cepea), corrigido pela inflação medida pelo IGP-M de junho de 2025, no 1º semestre entre os anos de 2010 e 2025, em Reais por arroba.

O preço corrigido do boi gordo (Cepea) no 1º semestre de 2025 de R$312,2 por arroba foi 26,8% maior que o valor praticado no mesmo período de 2024 e o maior para o período do ano desde 2022.
O preço do boi gordo quando corrigido pela inflação, além de interromper 3 anos consecutivos de queda (segunda Figura), alcançou, em 2025, a maior valorização no 1º semestre, superando os ganhos observados em 2020 e 2021.
Pois é, mas é importante destacar que apesar da maior alta na primeira metade de 2025 frente ao mesmo período dos anos anteriores, a queda observada em 2023 e 2024 também foi maior ao longo da série (segunda Figura).
A Figura a seguir apresenta a variação do preço do boi gordo (Cepea), corrigido pela inflação medida pelo IGP-M de junho de 2025, no 1º semestre entre os anos de 2011 e 2025.

Como também destacam os dados apresentados na terceira Figura, o preço corrigido do boi gordo no ciclo de alta anterior alcançou patamares muito acima do atual, o que mantém o cenário mais otimista para que o preço do animal pronto para o abate alcance patamares mais altos.
Por outro lado, o mercado futuro do boi gordo, embora bastante pressionado com a polêmica tarifa dos EUA aos produtos importados do Brasil (clique aqui), também segue receoso em precificar altas mais expressivas que a atual. Clique aqui e saiba mais!
A Figura a abaixo apresenta a evolução do preço do boi gordo (Cepea, Mato Grosso do Sul), corrigido pelo IGP-M de junho de 2025, em Reais por cabeça, entre janeiro de 2010 e junho de 2025.

O Farmnews também atualizou os dados do preço corrigido do bezerro na primeira metade de cada ano entre 2010 e 2025. Clique aqui e confira! E além da esperada redução na oferta devido ao forte abate de fêmeas dos últimos, a demanda por carne bovina (clique aqui) e bovinos vivos brasileiros no mercado internacional tem chamado cada vez mais nossa atenção.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




