domingo, novembro 30, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Milho por arroba de boi gordo: indicador no maior valor para julho desde 2015

O indicador que mede a capacidade de troca de milho por arroba de boi gordo alcançou o maior patamar para um mês de julho em mais de 10 anos.

O poder de compra do pecuarista em relação ao milho segue subindo em 2025. Além de acumular o quarto mês consecutivo de alta, foi o maior valor mensal em uma série iniciada desde 2020 (primeira Figura).

O fato é que o preço do milho, após a forte alta no 1º trimestre de 2025, se mantém pressionado, para baixo e com a maior queda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, que inclui o boi gordo, bezerro e a soja. Clique aqui e confira!

A Figura abaixo mostra os dados médios da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo na parcial de julho de 2025 alcançou o maior patamar do ano e o maior valor para um mês de julho desde 2015 (segunda Figura).

Vale destacar que a queda no preço do boi gordo em julho foi intensificada pela tarifa dos EUA aos produtos importados do Brasil, com reflexo no preço esperado da arroba também no mercado futuro. (clique aqui).

O Farmnews inclusive apresentou os dados de produção e estoque mundial de milho esperados para a safra 2025/26, de acordo com a revisão de julho de 2025. Clique aqui e confira!

O fato é que poder de compra do pecuarista em relação ao milho, em um mês de julho oscilou entre a mínima de 3,27 sacas de milho por arroba de boi gordo em 2021 e a máxima de 5,47 em 2015, isso considerando uma série iniciada em 2014. O valor médio para um mês de julho de 2014 e a parcial de 2025 foi de 4,31 sacas de milho por arroba de boi gordo.

A Figura abaixo mostra os dados médios da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea), nos meses de julho, entre 2014 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E por falar no poder de compra do pecuarista em relação ao milho, o Farmnews também destacou para a queda no custo de bovinos confinados que alcançou o menor patamar do ano em junho. Clique aqui e confira os dados!

O ágio do bezerro frente ao boi gordo alcançou o maior patamar de 2025 na parcial de julho, pressionado principalmente pela maior queda no preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição (clique aqui).

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares