Ágio do bezerro frente ao boi gordo sobe pelo quarto mês na parcial de maio

O ágio do bezerro frente ao boi gordo permanece em alta na parcial de maio de 2025 e acumula o quarto mês consecutivo de valorização.
Na parcial de maio de 2025 o ágio do preço da arroba do bezerro em relação ao preço da arroba do boi gordo manteve o movimento de alta quando comparado aos meses anteriores, mostrando uma maior recuperação no preço da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate no ano (primeira Figura).
O preço do boi gordo segue pressionado nesse período de safra, acumulando queda de 2,9% frente ao valor que encerrou 2024 (Cepea). Por outro lado, o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) se mantém próximo da máxima em 2025 e com alta de 11,0% em relação ao último valor praticado em 2024.
Esse movimento de um mercado de reposição mais descolado (clique aqui) que o do animal pronto para o abate em 2025 tem sido discutido no Farmnews, com reflexo na queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado. Clique aqui e aqui e saiba mais!
A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2025 (até o dia 13).

O ágio do bezerro frente ao boi gordo foi de 32,1% na parcial de maio de 2025, o maior patamar do ano até aquele momento e o quarto mês consecutivo de alta.
No entanto, é importante destacar que embora o ágio do bezerro tenha alcançado o maior valor de 2025, o indicador permanece pouco abaixo do praticado no mesmo período de 2024, como mostram os dados da segunda Figura.
Vale destacar que o preço do boi gordo (Cepea), embora pressionado em 2025, apresenta média mensal na parcial de maio 38,3% acima do valor nominal praticado em maio de 2024. Na mesma base de comparação o preço da arroba do bezerro subiu um pouco menos que o boi gordo, com alta de 36,8% frente a 2024.
A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de maio, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 13).

E por falar no comportamento de preço da pecuária de corte em 2025, o Farmnews destacou o comportamento do preço corrigido do bezerro (clique aqui) e do boi gordo (clique aqui).
É importante destacar também que ao longo da série, entre 2010 e 2025, o ágio anual médio do bezerro em relação ao boi gordo em um mês de maio oscilou entre a mínima de 15,3% em 2022 e a máxima de 46,8% em 2015. O valor médio do período foi de 28,5%. E como temos destacado, a expectativa é que o ágio do bezerro aumente ao longo de 2025. Vamos acompanhando!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!