Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro: indicador inicia novembro em alta

A quantidade de arrobas de boi gordo por bezerro voltou a subir no início de novembro de 2022, após 2 meses consecutivos de queda.

O fato é que a quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para que seja possível adquirir um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) aumentou nesse início de novembro, uma vez que o boi gordo foi bastante pressionado, especialmente a partir de outubro.

Vale destacar que apesar do bezerro acumular uma maior baixa que o boi gordo na parcial de 2022, até o início de novembro (4), a queda do boi gordo foi proporcionalmente maior nesse início de novembro.

A Figura a seguir ilustra a evolução do número de arrobas de boi gordo (Cepea) necessário para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre 2018 e a parcial de novembro de 2022 (até o dia 4).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade de arrobas de boi gordo necessária para se comprar um bezerro inicia novembro em alta, indicando menor poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho.

Apesar da alta no início de novembro, com o indicador a 8,54 arrobas por bezerro, o valor segue abaixo dos patamares observados ao longo de 2021, quando inclusive em outubro alcançou a máxima de 10,27 arrobas de boi gordo por bezerro.

Ao longo de 2022 o indicar tem oscilado entre 8,0 e 8,6 arrobas de boi gordo para um bezerro e uma menor variação comparado ao ano anterior. E por falar no poder de compra do pecuarista, o Farmnews também apresenta a evolução histórica da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo de pouco mais de 20 anos! Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Confira também dados do preço mensal do boi gordo que, acumulou o terceiro mês consecutivo de queda em outubro de 2022 e a menor média nominal desde outubro de 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo