Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo, de 2000 a 2017

O Farmnews atualiza seus leitores para os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos últimos anos.

O objetivo é mostrar a evolução do poder de compra do pecuarista a partir da venda teórica de um boi gordo (16,5@). Em outras palavras, quantos bezerros é possível comprar com a venda de um boi gordo?

A Tabela a seguir ilustra a relação de preços do bezerro e do boi gordo, em termos anuais, desde o ano 2000, segundo dados do Cepea/Esalq.

bezerros por boi gordo

O fato é que do ano 2000 até a parcial de 2017 (até novembro), a relação de troca de bezerros por boi caiu 19,2%.

Isso porque em 2000 era possível adquirir, em média, 2,45 bezerros por cada boi gordo negociado. Claro, considerando a média de peso de referência de 16,5@ para efeito de comparação. Atualmente é possível comprar menos de 2,0 bezerros por cada animal negociado para abate.

Aliás, a relação de troca de bezerros por boi gordo em termos anuais, ficou negativa pela primeira vez em 2015, fruto da maior valorização da reposição sobre os animais para abate.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo ilustra o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo em termos anuais em mais de 15 anos de história.

 

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como visto acima, no ano de 2004 a relação de troca de bezerros por boi gordo atingiu o maior patamar desde o ano 2000, quando era possível comprar quase 2,60 bezerros por cada boi gordo negociado.

Após o pico de baixa em 2015, quando essa relação caiu para 1,82 bezerros por boi gordo, o indicador tem melhorado ligeiramente, mas, ainda abaixo dos 2,0 bezerros por boi gordo.

O Farmnews também destaca para o comportamento de preços do boi magro nos últimos meses, desde janeiro de 2016. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo