Relação de troca de bezerros por boi gordo, de 2000 a 2017
O Farmnews atualiza seus leitores para os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo nos últimos anos.
O objetivo é mostrar a evolução do poder de compra do pecuarista a partir da venda teórica de um boi gordo (16,5@). Em outras palavras, quantos bezerros é possível comprar com a venda de um boi gordo?
A Tabela a seguir ilustra a relação de preços do bezerro e do boi gordo, em termos anuais, desde o ano 2000, segundo dados do Cepea/Esalq.
O fato é que do ano 2000 até a parcial de 2017 (até novembro), a relação de troca de bezerros por boi caiu 19,2%.
Isso porque em 2000 era possível adquirir, em média, 2,45 bezerros por cada boi gordo negociado. Claro, considerando a média de peso de referência de 16,5@ para efeito de comparação. Atualmente é possível comprar menos de 2,0 bezerros por cada animal negociado para abate.
Aliás, a relação de troca de bezerros por boi gordo em termos anuais, ficou negativa pela primeira vez em 2015, fruto da maior valorização da reposição sobre os animais para abate.
A Figura abaixo ilustra o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo em termos anuais em mais de 15 anos de história.
Como visto acima, no ano de 2004 a relação de troca de bezerros por boi gordo atingiu o maior patamar desde o ano 2000, quando era possível comprar quase 2,60 bezerros por cada boi gordo negociado.
Após o pico de baixa em 2015, quando essa relação caiu para 1,82 bezerros por boi gordo, o indicador tem melhorado ligeiramente, mas, ainda abaixo dos 2,0 bezerros por boi gordo.
O Farmnews também destaca para o comportamento de preços do boi magro nos últimos meses, desde janeiro de 2016. Clique aqui e confira os dados!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!