Com o valor equivalente a venda de um boi gordo de 20,0@ foi possível comprar menos de 2,0 bezerros na primeira parte de julho de 2026 e o menor valor mensal histórico.
Em poucas vezes ao longo da história, com a venda de um boi gordo de 20,0@ foi possível comprar menos de 2,0 bezerros, em média. Isso aconteceu em 2 oportunidades em 2021 e novamente em 2026, segundo dados do Cepea.
Contudo, na parcial de julho de 2026, além da média parcial ficar abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo, também alcançou o menor patamar mensal histórico (primeira Figura), pouco abaixo de outubro de 2021.
Podemos afirmar que o poder de compra do pecuarista foi o menos da história, uma vez que antes de 2020 a relação de troca alcançava patamares superiores ao atual, o que evidencia a tendência de maior valorização do bezerro frente ao boi gordo ao longo dos anos.
A Figura apresenta os dados que mostram a quantidade de bezerros possíveis de serem compradas a partir do valor de um boi gordo de 20,0 arrobas, segundo dados do Cepea, entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2026 (até o dia 15).

O fato é que o preço do bezerro em 2026 segue mais estável que o boi gordo, especialmente em julho, apesar da expectativa de recuperação do animal pronto para o abate ao longo dos meses finais do ano.
A pressão negativa no preço do boi gordo em julho refletiu na queda do poder de compra para aqueles que dependem da reposição do rebanho no mercado e a queda no mês foi significativa, caindo de 2,05 em junho para 1,94 na parcial do mês.
O fato é que na primeira metade de julho de 2026 foi possível comprar, em média, 1,94 bezerros com a venda de um boi gordo de 20,0@, segundo dados do Cepea e o menor valor mensal até aquele momento (Figura acima).
Considerando apenas os meses de julho, entre 2010 e a parcial de 2026, com um boi gordo de 20,0@ foi possível adquiri, em média, 2,33 bezerros, com a máxima para o período alcançada em 2011, quando a troca foi de 2,65 bezerros por boi gordo.
A Figura apresenta os dados que mostram a quantidade de bezerros possíveis de serem compradas a partir do valor de um boi gordo de 20,0 arrobas, segundo dados do Cepea, nos meses de julho, entre 2010 e a parcial de 2026 (até o dia 15).

A expectativa é que o poder de compra do pecuarista volte a subir nos próximos meses, com a esperada recuperação no preço do boi gordo. Inclusive os dados do mercado futuro (B3), embora voláteis sinalizam (clique aqui).
Vale destacar que o preço do bezerro ficou praticamente estável na primeira metade de julho, enquanto o boi gordo foi o destaque negativo. O milho e a soja, por outro lado, subiram no período.
Pois é, apesar da expectativa de recuperação, entre o final de junho e a primeira metade de julho, o preço do boi gordo (Cepea) foi o que acumulou a maior queda entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews. Clique aqui e confira os dados!
E você sabia que dados da Aegro Insights na safrinha mostram que, no mesmo estado, no mesmo ciclo, o custo de insumos variou 89% entre o mais enxuto e o mais caro! Pois é, clique aqui e saiba mais do assunto!
O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!


