Preços da carne bovina no atacado e do boi gordo em 2018
Preços da carne bovina no atacado em queda em 2018!
O Farmnews apresenta o comportamento de preços da carne bovina no atacado, considerando dados de 3 cortes (contrafilé, coxão duro e o acém) e os comparam com a variação do boi gordo de janeiro de 2017 a fevereiro de 2018.
A Tabela abaixo apresenta os preços da carne bovina no atacado paulista, segundo dados do IEA e do boi gordo (indicador Cepea), desde janeiro de 2017. Vale destacar que tanto a carne bovina no atacado, como o boi gordo, são apresentados em Reais por quilo.
Como visto acima, os dados de janeiro de 2018 não foram disponibilizados pelo IEA. De qualquer modo, os números de fevereiro revelam a queda dos preços da carne bovina no atacado paulista.
Em relação a dezembro de 2017 a queda do contrafilé no atacado paulista foi de 14,0% e quando comparado ao valor praticado no mesmo período do ano passado (fev-17), a baixa é de 2,1%.
A queda nos preços do contrafilé tem sido significativa neste início de 2018 e menos intensa para os cortes como coxão duro e acém.
O coxão duro caiu 4,5% em relação ao preço de dezembro de 2017 e 2,8% frente ao valor apurado no mesmo período de 2017 (fevereiro). Já o acém está 6,5% menor que o preço apurado no final de 2017, mas, 3,8% acima do valor observado em fevereiro de 2017.
E o importante é destacar o momento de queda nos preços da carne bovina no atacado, enquanto o boi gordo segue relativamente estável frente aos valores praticados no mesmo período de 2017 (clique aqui).
A Figura a seguir melhor ilustra o comportamento de preços da carne bovina no atacado e do boi gordo nos últimos meses.
E com relação aos preços da carne bovina e do boi gordo, vale destacar que os preços do boi gordo voltam a superar os preços da carne bovina após mais de 1 ano. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!