Mercado

Estoque mundial de soja, dados revisados por país em setembro de 2023

O estoque mundial de soja para 2023/24 foi revisado novamente para baixo em setembro de 2023, mas segue acima do observado na safra anterior.

O USDA revisou em setembro de 2023 os dados esperados da produção e estoque mundial de soja, com perspectiva de queda frente a estimativa anterior, de agosto (Tabelas abaixo).

A revisão de setembro de 2023 mantém a previsão de safra recorde para 2023/24, com expectativa de alcançar 401,33 milhões de toneladas, mas menor que a estimativa anterior (402,79 milhões de toneladas). Essa queda na produção mundial aconteceu principalmente devido à redução na estimativa do segundo maior produtor mundial, os EUA, com perspectiva de alcançar 112,84 milhões de toneladas (primeira Tabela).

A Tabela apresenta os dados de produção mundial de soja e por país produtor, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em setembro de 2023.

A queda na produção mundial de soja contribuiu para reduzir a projeção do estoque mundial de soja para a safra 2023/24 frente a estimativa anterior, de agosto, como mostram os dados da segunda Tabela abaixo. O destaque de queda no estoque final do grão ficou para os EUA e Brasil.

A Tabela apresenta os dados de estoque final de soja no mundo e por país, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em setembro de 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
estoque mundial de soja

O estoque mundial de soja deve alcançar 119,25 milhões de toneladas na safra 2023/24, nova queda frente a estimativa anterior, mas muito superior ao estoque observado nas safras anteriores.

Vale lembrar que o estoque mundial de soja projetado em setembro, de 119,25 milhões de toneladas segue muito acima do valor observado na safra anterior, de 2022/23, de 102,99 milhões de toneladas, assim como das safras anteriores, quanto o valor oscilou próximo de 100,00 milhões de toneladas.

É importante ressaltar também que o preço futuro da soja segue perto da máxima no início de setembro, apesar da volatilidade (clique aqui). Após a forte queda ao longo da primeira metade do ano, o preço do grão apresentou uma recuperação (clique aqui), o que coloca a commodity como destaque positivo de preço entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews.

Essa queda no estoque final de grão no Brasil também acontece devido ao recorde de exportação. A exportação de soja em grão do Brasil renovou o recorde para o acumulado de 2023, até agosto, em faturamento e embarque. Clique aqui e confira!

E mudando de assunto, os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil mostram forte avanço na parcial de setembro de 2023 frente a 2022. Clique aqui e confira os dados! Nesse contexto, o preço futuro do boi gordo voltou a acumular forte alta, projetando um cenário de valorização para os vencimentos entre setembro de 2023 a maio de 2024. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo