Mercado

Estoque mundial de soja e por país, dados revisados em dezembro de 2024

O Farmnews atualizou os dados de produção e estoque mundial de soja para a safra 2024/25 em dezembro de 2024.

O USDA revisou, em dezembro de 2024, os dados esperados da produção e estoque mundial de soja para a safra 2024/25 e o Farmnews comparou esses dados com a revisão do mês anterior (nov-24) e os valores das safras anteriores.

A produção mundial de soja foi revisada para cima em dezembro de 2024, impulsionada principalmente pela expectativa de aumento na oferta da Argentina, enquanto os demais principais países produtores, como Brasil e EUA permaneceram com previsão estável, como mostram os dados da primeira Tabela abaixo.

A Tabela apresenta os dados de produção mundial de soja e por país produtor, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em dezembro de 2024.

A revisão de dezembro de 2024 apresentou alta da estimativa de produção mundial de soja frente ao dado anterior (nov-24) e projeção de alcançar 427,1 milhões de toneladas na safra 2024/25. A expectativa para 2024/25 é de um aumento de 8,2% frente a produção mundial de soja da safra anterior (394,9 milhões de toneladas).

No Brasil, o USDA manteve a perspectiva de produção de soja estável para 2024/25, em 169,0 milhões de toneladas, valor acima do valor de 2023/24 de 153,0 milhões de toneladas. Nos EUA a produção em 2024/25 deve alcançar 121,4 milhões de toneladas, valor 28,2% menor que a produção esperada do Brasil.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O USDA também revisou a estimativa do estoque final do grão para 2024/25 (segunda Tabela), com perspectiva de leve aumento frente a revisão anterior, de novembro (segunda Tabela).

A Tabela apresenta os dados de estoque final de soja no mundo e por país, em milhões de toneladas, segundo dados do USDA, revisados em dezembro de 2024.

estoque mundial de soja

O estoque mundial de soja deve somar 131,9 milhões de toneladas na safra 2024/25, alta de 0,1% frente a estimativa anterior, de 131,7 milhões de toneladas e 17,6% maior que o observado na safra anterior (112,2 milhões de toneladas).

No Brasil, o USDA assim como para a produção, manteve estável a projeção de estoque para a safra 2024/25, com perspectiva de alcançar 33,5 milhões de toneladas. Caso esse dado se confirme, o estoque final de soja do Brasil na safra 2024/25 deve ficar 19,8% acima do observado na safra anterior (28,0 milhões de toneladas).

O Farmnews também atualizou os dados de produção e estoque mundial de milho (clique aqui). O estoque mundial de milho, ao contrário da soja, foi revisado para baixo em dezembro de 2024, o que inclusive com reflexo no preço futuro do grão na B3. Clique aqui e confira!

O preço futuro da soja segue, em dezembro, precificando queda no valor do grão para março de 2025. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui) e do milho (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo