Exportação de carne bovina do Brasil para a China: o que 2025 revela?

O Farmnews atualizou os dados da exportação de carne bovina do Brasil para a China entre janeiro e fevereiro, de 2015 a 2025.
Com a exportação de carne bovina in natura do Brasil renovando as máximas históricas em 2025, como tem se comportado o ritmo de compras do nosso maior importador, a China?
Pois é, apesar do Brasil renovar o recorde de exportação de carne bovina in natura na parcial de 2025, até fevereiro, as compras da China caíram no período (primeira Figura). Isso porque no acumulado entre janeiro e fevereiro de 2025 o País embarcou 370,9 mil toneladas em carne bovina in natura, superando o recorde anterior, de 2024 (360,8 mil toneladas).
Vale destacar que a exportação de carne bovina do Brasil renovou a máxima histórica para um mês de fevereiro, tanto em faturamento como pelo ritmo de embarque. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço médio do produto brasileiro in natura no mercado internacional, nos meses de fevereiro, entre 2015 e 2025. E em março de 2025 novo recorde de vendas deve ser alcançado para o período do ano (clique aqui).
E não foi apenas os dados de exportação de carne bovina que seguem em forte alta em 2025. A venda de bovinos vivos do Brasil também segue em franca recuperação e na parcial de 2025 ficou atrás apenas do valor praticado em 2014. Clique aqui e confira os dados!
A Figura apresenta a evolução do embarque de carne bovina in natura do Brasil para a China, em mil toneladas, entre janeiro e fevereiro, de 2015 a 2025, segundo dados da COMEX.

A venda de carne bovina do Brasil para a China somou 183,8 mil toneladas no acumulado até fevereiro de 2025, queda frente ao mesmo período de 2024 (192,4 mil toneladas).
O fato é que apesar da China liderar, com folga, a participação no mercado de exportação de carne bovina do Brasil frente aos demais países compradores (clique aqui), sua importância diminuiu pelo segundo ano consecutivo em 2025, como mostram os dados da segunda Figura a seguir.
A Figura ilustra a evolução da participação China na exportação de carne bovina do Brasil em relação ao total embarcado pelo País, entre janeiro e fevereiro, de 2015 a 2025.

A participação da China na exportação de carne bovina do Brasil caiu pelo segundo ano consecutivo na parcial de 2025, até fevereiro, ficando inclusive abaixo de 50,0%, o que não acontecia, para o período do ano, desde 2022.
E, claro, se as vendas de carne bovina do Brasil têm renovado a máxima e as vendas para a China tem caído, ainda que discretamente, outros países estão aumentando o ritmo de compra. Sim, estão e o principal deles é os Estados Unidos.
E por falar no assunto, a compra de carne bovina do Brasil pelos EUA alcançou patamar histórico no acumulado dos 2 primeiros meses de 2025. Clique aqui e confira os dados de importação de carne bovina do Brasil pelos EUA entre 2015 e 2025.
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!