Fertilizante por arroba de boi gordo: indicador no maior valor desde 2021
O indicador teórico que mede a quantidade de compra de fertilizante por arroba de boi gordo alcançou o maior valor desde agosto de 2021
Aliás, a quantidade de média de matéria-prima possível de ser importada com uma arroba de boi gordo subiu pelo quinto mês consecutivo em julho de 2023 e alcançou o maior patamar desde agosto de 2021, como revelam os dados da Figura abaixo.
Vale lembrar que falamos de poder de compra teórico, pois o preço analisado é o de importação das matérias-primas. E por falar no assunto, o preço de importação de fertilizante pelo Brasil, valor médio, caiu em julho de 2023 e foi 57,7% menor que o praticado no mesmo período de 2022. Clique aqui e confira os dados!
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de fertilizante possível de ser importada a partir do preço de uma arroba de boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e julho de 2023.
O poder de compra do pecuarista foi de 160,7kg de fertilizante por arroba de boi gordo em julho de 2023, o quinto mês seguido de alta e o maior valor desde agosto de 2021.
Apesar do boi gordo seguir pressionado ao longo do ano e renovar a mínima do ano em agosto (clique aqui), a queda no preço médio de importação dos fertilizantes pelo Brasil foi maior que a do animal pronto para o abate, melhorando o poder teórico de compra do pecuarista.
Em 2023, até julho, o preço médio do boi gordo (Cepea) acumulou queda de 14,1% em relação ao valor que encerrou 2022. Na mesma base de comparação, o preço médio de importação das matérias-primas caiu 35,9%.
Vale destacar, por outro lado, que ao contrário do fertilizante, a relação de troca de bezerros por boi gordo voltou a cair no início de agosto, após a alta no mês anterior. Clique aqui e confira os dados!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!