Mercado

Como evoluiu a compra dos maiores importadores de carne bovina do Brasil?

O Farmnews apresenta dados que mostram, desde 2016, a evolução de compra dos maiores importadores de carne bovina do Brasil em 2022.

Afinal, dos principais importadores de carne bovina brasileira em 2022, China, Estados Unidos, Egito, Chile, Israel, como evoluiu os dados de compra desde 2016?

A exportação de carne bovina do Brasil tem renovado a máxima histórica em 2022 e muito puxado pelo crescimento das compras chinesas, como ilustra a primeira Figura abaixo. E por falar em exportação de carne brasileira, clique aqui e confira dados de receita, embarques e preço nos meses de agosto, em 10 anos, de 2013 a 2022!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da receita de exportação de carne bovina do Brasil, em milhões de dólares, por país importador, entre 2016 e agosto de 2022.

Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Entre os maiores importadores de carne bovina do Brasil, a China apresenta forte domínio, como destaca a Figura acima, participando com cerca de 70,0% da receita total em 2022.

A participação da China na receita de exportação de carne bovina do Brasil alcançou os maiores patamares históricos na parcial de 2022, em torno de 70,0% até agosto! Clique aqui e confira os dados!

Vale lembrar também que a queda nas compras chinesas no final de 2021 aconteceu devido a momentâneo embargo da carne bovina brasileira pelo país asiático que, inclusive mexeu com os preços do boi gordo por aqui na ocasião.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, mas o ritmo de compra chinês é tão superior aos demais principais importadores de carne bovina do Brasil que por efeito de escala da Figura praticamente pouco conseguimos avaliar na Figura acima o comportamento de compra dos Estados Unidos, Egito, Chile e Israel, atualmente os 5 maiores compradores em faturamento. Desse modo, a segunda Figura mostra a evolução de compra dos países sem a China, como forma de melhor avaliar os dados dos demais países.

A Figura abaixo mostra o comportamento de compra dos principais importadores de carne bovina do Brasil, com exceção da China, em milhões de dólares, entre 2016 e agosto de 2022.

importadores de carne bovina do Brasil
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

A segunda Figura destaca o aumento do ritmo de compras dos Estados Unidos, atualmente o segundo maior importador de carne bovina do Brasil. É interessante observar que até o início de 2022 os EUA pouco importaram carne bovina brasileira e especialmente em 2021 a intenção de compra aumento de modo significativo. Aliás, clique aqui e confira dados da compra de carne bovina brasileira pelos Estados Unidos.

O Egito, Chile e Israel tem se firmado como relevantes importadores de carne bovina do Brasil, com um movimento cíclico dentro do ano mas relativamente constante ao longo dos últimos anos. É importante ressaltar também que o aumento da receita é também devido ao aumento do preço médio da carne bovina brasileira no mercado internacional. Clique aqui e confira a evolução do preço médio mensal entre 2018 e agosto de 2022!

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta a variação acumulada do preço da carne bovina no varejo paulista e do boi gordo entre 2021 e a parcial de 2022, até agosto. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo