Mercado

Aumento da oferta de animais pressiona mercado do boi gordo

A boa oferta de animais de confinamento contribui para manter pressionado o mercado do boi gordo em outubro de 2018.

O aumento da oferta de animais de confinamento e a pressão exercida pelos contratos fechados antecipadamente têm pressionado as cotações da arroba, segundo afirmam pesquisadores do Cepea. No dia, 24 de outubro, o Indicador Cepea/Esalq do boi gordo fechou em R$147,3 por arroba, queda de 3% na parcial de outubro.

A Figura a seguir ilustra o comportamento do preço do boi gordo, segundo indicador Cepea/Esalq, em valor nominal, ao longo de 2018.

 

mercado do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como ilustra a Figura acima, o mercado do boi gordo segue pressionado em outubro e, no ano, o preço da arroba segue perto da estabilidade frente ao valor praticado no início de 2018. Vale lembrar que ao contrário do mercado do boi gordo, o preço do bezerro acumula alta próxima de 15% até a parcial de outubro (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Quanto às exportações, ao contrário do verificado no mercado interno, as vendas brasileiras de carne bovina in natura seguem em forte ritmo. Até a terceira semana de outubro, foram exportadas 95,08 mil toneladas de carne, segundo dados preliminares da Secex.

E por falar em ritmo forte da exportação de carne bovina do Brasil, vale lembrar que no acumulado do ano, até setembro, os embarques foram recorde. Clique aqui e confira os números!

O volume embarcado diariamente tem média de 6,8 mil toneladas. Ainda que esteja abaixo da média verificada em setembro, de 7,9 mil toneladas, está superior à de outubro/17, quando foi de 5,6 mil toneladas, ainda de acordo com a Secex.

E por falar em mercado do boi gordo, clique aqui e confira quais os países com maiores rebanhos de bovinos no mundo em 2018 e a respectiva variação em relação ao ano de 2017!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo