Mercado

PIB do agronegócio tem maior alta para um 1º semestre em 2020

O PIB do agronegócio brasileiro cresceu novamente em junho, completando, 6 meses sucessivos de alta em 2020, de acordo dados do Cepea, em parceria com a CNA.

No balanço do 1º semestre, o avanço do PIB do agronegócio achegou a 5,26%, o maior aumento registrado pelo setor em um 1º semestre, considerando toda a série histórica, iniciada em 1995.

Pesquisadores do Cepea indicam que o excelente resultado reflete principalmente a volumosa safra de grãos, o bom ritmo de comercialização no mercado doméstico, o intenso desempenho das exportações e os elevados preços reais para diversos produtos do setor.

Entre os segmentos do agronegócio, o único que recuou no acumulado do período foi o agroindustrial, segmento mais afetado pelos efeitos da covid-19. Embora a agroindústria de base pecuária também tenha sentido algum efeito da pandemia sobre os preços de seus produtos (sobretudo em maio, com forte recuperação já em junho), o impacto negativo mais acentuado da crise sanitária e econômica decorrente foi verificado para a agroindústria de base agrícola.

No outro extremo, a agropecuária (ou segmento primário) manteve destaque em crescimento no primeiro semestre do ano e impulsionou o PIB do agronegócio. No caso da agricultura, o bom resultado decorre da combinação de preços e produção em alta. Já para a pecuária, o principal impulso ao PIB relaciona-se aos preços elevados de boi gordo, ovos e suínos, já que a produção média da indústria pode recuar no ano, pressionada para baixo pela produção de bovinos para corte.

Os segmentos de insumos e de agrosserviços também cresceram no semestre. No primeiro caso, o PIB do segmento foi impulsionado pela maior produção de fertilizantes, defensivos e rações e também por maiores preços para as duas últimas atividades. No caso dos agrosserviços, o forte crescimento do PIB reflete, por um lado, a continuidade do abastecimento do mercado doméstico, apesar dos problemas logísticos e dos desafios impostos pela pandemia, e por outro, o excelente desempenho em termos de exportações.

O Farmnews apresenta os dados do saldo comercial do agronegócio, por país importador, nos últimos 3 anos. Afinal, como evoluíram as compras e vendas de produtos do agronegócio brasileiro, pelos principais importadores, entre janeiro e agosto de 2018 a 2020? Clique aqui e confira!

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews apresenta também os dados de venda dos principais produtos do agronegócio exportados pelo Brasil entre janeiro e agosto dos últimos 5 anos. Clique aqui!

Adapado do Cepea

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo