Mercado

Preço da arroba do bezerro em outubro, de 2014 a parcial de 2023

O Farmnews atualizou os dados do preço da arroba do bezerro nos meses de outubro, entre 2014 e a parcial de 2023.

O fato é que apesar da recuperação do preço do bezerro avaliado em arrobas na parcial de outubro frente aos meses anteriores (clique aqui), o preço da categoria de reposição segue bem abaixo da média nominal observada em outubro dos anos anteriores, como ilustram os dados da Figura abaixo.

O Farmnews atualizou também os dados do preço futuro do boi gordo frente ao físico na parcial de outubro (18). Clique aqui e confira!

A Figura apresenta os dados do preço médio nominal do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), em Reais por arroba, nos meses de outubro, entre 2014 e a parcial de 2023 (média até o dia 18).

preço da arroba do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço da arroba do bezerro na parcial de 2023 acumulou o segundo ano consecutivo de queda entre os meses de outubro e no menor patamar para o período desde 2019.

É interessante observar que o preço do bezerro acumulou quedas consecutivas entre os meses de outubro em 2017 e em 2023 (Figura). Em 2018, após a mínima de 2017 e a inversão do ciclo de baixa, o preço da categoria de reposição voltou a subir, o que esperamos que aconteça a partir de 2024, de forma gradativa.

A expectativa segue para uma gradativa recuperação do preço do bezerro ao longo de 2024 e que os valores de 2023 tenham encontrado um fundo. Os dados históricos do preço corrigido do bezerro, aliás, destacam que o ciclo de baixa em 2023 caiu mais que a queda nos ciclos anteriores (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale observar também que ao longo do ano, o bezerro foi a categoria entre aquelas acompanhadas pelo Farmnews que menos caiu, o que mostra uma maior resistência na cotação da categoria de reposição. O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja ao longo de 2023, até a 1ª metade de outubro. Clique aqui!

O Farmnews atualizou também os dados que mostram a projeção do consumo mundial de carne bovina e por país para 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo