Preço do boi gordo e do fertilizante: evolução até maio de 2024
O Farmnews atualizou os dados que mostram a variação do preço do boi gordo e do fertilizante importado pelo Brasil até maio de 2024.
Vale destacar que o preço médio de importação de fertilizantes pelo Brasil se manteve na mínima de 2024 em maio, com o valor no mesmo patamar observado em 2021. O Farmnews inclusive atualizou os dados da importação de fertilizantes pelo Brasil nos meses de maio entre 2018 e 2014. Clique aqui e confira!
E com a queda no preço médio de importação das matérias-primas, a quantidade de média de fertilizante possível de ser importada com uma arroba de boi gordo seguiu relativamente estável em maio, já que o preço do animal pronto para o abate também foi mais pressionada em maio, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de fertilizante possível de ser importada a partir do preço de uma arroba de boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e maio de 2024.
O poder de compra do pecuarista de 151,8 kg de fertilizante importado por arroba de boi gordo em maio de 2024 segue relativamente estável ao longo do ano, embora seja o maior para o período desde 2021 (Figura acima).
Vale ressaltar que entre janeiro de 2018 e maio de 2024, o preço do boi gordo (Cepea) acumulou alta de 54,9%, enquanto no mesmo período o preço médio de importação das matérias-primas, avaliado em Reais, subiu 80,0% (segunda Figura).
A Figura ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea) e do valor médio de importação de fertilizantes pelo Brasil, avaliado em Reais, entre 2018 e maio de 2024.
A variação acumulada do preço de importação do fertilizante voltou a se aproximar do boi gordo, após o forte descolamento entre 2021 e 2022, quando o valor médio das matérias-primas chegou a acumular alta próxima de 400,0% frente a 2018, muito superior ao ganho máximo do boi gordo ao longo da série (segunda Figura).
O preço do boi gordo apesar da pressão negativa ao longo da primeira metade de 2024 apresenta uma perspectiva mais otimista para o segundo semestre do ano, com a gradativa diminuição pelo interesse no abate de fêmeas e a consequente menos oferta de animais para o abate. O preço da reposição, aliás, mostra sinais de estabilidade. Clique aqui e confira!
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!