Mercado

Preço do boi gordo nos meses de fevereiro, entre 2010 e a parcial de 2024

O Farmnews comparou o preço do boi gordo nos meses de fevereiro, entre os anos de 2010 e a parcial de 2024.

O fato é que na parcial de 2024 o preço do animal pronto para o abate acumulou o segundo ano consecutivo de perda entre os meses de fevereiro e com média no menor patamar desde 2020, como mostram os dados da primeira Figura.

A Figura a seguir apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo (Cepea), nos meses de fevereiro, em Reais por arroba, entre 2010 e a parcial de 2024 (até o dia 6).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo foi de, em média, R$240,1 por arroba na parcial de fevereiro de 2024, valor 17,1% menor que o observado em fevereiro de 2023 (R$289,7).

O fato é que após um período de relativa estabilidade em janeiro (clique aqui), o preço da arroba iniciou fevereiro mais pressionado (clique aqui), com um consumo doméstico mais fraco e uma melhor oferta de animais prontos para o abate.

Essa pressão negativa no mercado físico do boi gordo reflete também na queda no mercado futuro, com os contratos para vencimento na primeira metade de 2024 cotados abaixo do indicador Cepea. Clique aqui e saiba mais!

Apesar do mês de fevereiro estar apenas começando, o preço médio do boi gordo em 2024 apresentou a maior queda entre os meses de fevereiro (segunda Figura), com perda parcial de 17,1% frente a fevereiro de 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir apresenta a variação do preço nominal do boi gordo (Cepea) entre os meses de fevereiro, entre 2010 e a parcial de 2024 (até o dia 6).

preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Como temos comentado, o período do ano que antecede o período de safra favorece uma maior pressão negativa sobre o preço da arroba do boi gordo, especialmente em um cenário de consumo doméstico ainda enfraquecido. Por outro lado, a exportação de carne bovina do Brasil segue renovando recorde, já que o embarque de janeiro de 2024 foi o maior para o período do ano na história. Clique aqui e confira!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo