Preço do contrafilé e do boi gordo: compare variação desde 2020 e 2022
O Farmnews atualizou os dados que comparam a variação do preço do contrafilé no varejo e do boi gordo desde 2020 e 2022.
Afinal, como se comportaram os preços acumulados do contrafilé no varejo, segundo dados do INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor e do boi gordo (Cepea), considerando os valores desde 2020 e 2022?
Avaliando em um período mais recente, desde 2022, o preço do boi gordo (Cepea) segue acumulando queda maior que o contrafilé no varejo, apesar da recuperação recente do boi gordo (primeira Figura).
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do contrafilé no varejo (INPC-IBGE), média do Brasil, e do boi gordo (Cepea), entre 2022 e setembro de 2024.
O preço do contrafilé no varejo (média nacional) acumulou queda de 6,1% desde o início de 2022 até setembro de 2024, enquanto no mesmo período o boi gordo caiu 20,4%.
E considerando um período maior de tempo, ou seja, desde 2020, a variação acumulada do preço do contrafilé e do boi gordo voltou a ficar próxima (segunda Figura), após um período em que a carne no varejo acumulou maior alta que o animal pronto para o abate.
No entanto é interessante observar que no período da Covi-19 em especial, ou seja, entre a segunda metade de 2020 e a primeira metade de 2022 o preço do boi gordo descolou da carne no varejo. Claro, não estamos falando aqui de margem do varejo, mas de variação de preço apenas. Mas, é importante considerar que o varejo já trabalhou anteriormente com “descolamento” de preço do boi gordo frente a carne no varejo muito maior que a observada atualmente e isso é importante destacar e ficarmos atentos.
A Figura ilustra a variação acumulada do preço do contrafilé no varejo (INPC-IBGE), média do Brasil, e do boi gordo (Cepea), entre 2020 e setembro de 2024.
O que temos observado é que as vendas de carne bovina do Brasil para o exterior nunca foram tão grandes (clique aqui) e que o mercado interno também segue aquecido. Caso o varejo possa absorver, novamente essa alta no boi gordo, sem repassar, na mesma proporção, para o consumidor final, podemos ter um cenário ainda mais favorável ao movimento de valorização do mercado pecuário como um todo. É o que iremos acompanhar, assim como fazemos com os dados de exportação de carne bovina! Vamos ficar atentos!
O fato é que o mercado futuro segue renovando as máximas, com outubro precificando valores acima de R$300,0 por arroba, de média, com os demais contratos em torno desse patamar. Clique aqui e saiba mais.
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!