Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de outubro (10)

O preço futuro do boi gordo caiu em outubro (9), mas segue com precificando alta frente ao físico para os vencimentos entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

O mercado físico do boi gordo (Cepea) segue em recuperação e o preço médio parcial de outubro (até o dia 10) ficou 11,8% acima da média observada no mês anterior (clique aqui).

Esse esperado movimento de valorização do preço da arroba últimos meses de 2023 pressionou, para cima, o mercado futuro do boi gordo desde setembro. Vale lembrar que desde a mínima no final de agosto, quando o contrato para vencimento em outubro, por exemplo, foi precificado abaixo de R$200,0 por arroba, o ganho alcançou patamares acima de R$40,0 por arroba.

Agora muitos de nossos leitores perguntam sobre a expectativa de curto prazo, principalmente com o vencimento de outubro mais próximo e com o mercado futuro com menor ágio frente ao físico, como ilustram os dados da primeira Figura abaixo.

Embora o objetivo aqui no Farmnews não seja de sugerir posição, seja de compra ou venda no mercado futuro, mas sim avaliar os fundamentos de mais longo prazo, entendemos que após a valorização recente é normal algum ajuste negativo e que os investidores estejam, sim, mais cautelosos. Não podemos esquecer também que estamos em ciclo pecuário de baixa e diante de um consumo doméstico enfraquecido, embora mais aquecido nessa época do ano, como tradicionalmente acontece. Como temos comentado, era esperado um movimento de recuperação, sem exageros em 2023.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 10 de outubro.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre outubro de 2023 e janeiro de 2024 segue acima da referência no mercado físico (Cepea) na parcial de outubro (10).

A segunda Figura mostra que apesar do mercado futuro precificar um movimento de alta para os contratos entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, o ágio diminuiu, como exemplificado na segunda Figura abaixo, para o vencimento de outubro. Com isso vamos passar a analisar com mais atenção os contratos de novembro (BGIX23) e dezembro (BGIZ23).

A Figura ilustra a evolução do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro, para vencimento em outubro de 2023, em Reais por arroba, em 2023.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

É importante destacar também que além de um mercado mais cauteloso, os dados parciais de exportação de carne bovina do Brasil, ainda que preliminares (clique aqui), contribuíram para o movimento de queda (linha azul) no dia 9 de outubro.

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo caiu na parcial de outubro de 2023, interrompendo sequência de 4 meses consecutivos de alta. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo