Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico, dados de outubro (2)

O preço futuro do boi gordo projeta alta entre os meses de outubro de 2023 a janeiro de 2024 e se mantém acima da referência no mercado físico.

A perspectiva de preço do mercado pecuário segue positiva para o produtor nos meses finais do ano, diante da menor oferta de animais para o abate e uma demanda mais aquecida, tanto interna como externa.

E por falar no mercado externo, a venda de carne bovina brasileira alcançou em setembro de 2023 o maior valor de 2023. Clique aqui e confira os dados!

O preço do boi gordo no mercado físico apresentou forte recuperação em setembro, sendo o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui). Esse movimento de recuperação no valor da arroba em setembro mantém a expectativa de valorização da arroba nos meses finais do ano (Figura).

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, entre outubro de 2023 e maio de 2024, em Reais por arroba, no dia 2 de outubro.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para os vencimentos entre outubro de 2023 e janeiro de 2024 iniciaram o mês acima da referência no físico e projetando valorização.

O importante é observar que o mercado futuro projeta valores mais altos que a referência no mercado físico (Cepea) para os vencimentos em aberto entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, com exceção de maio de 2024.

Pois é, além de uma safra mais atrasada em 2023 (clique aqui), o mercado futuro projeta valores mais altos da arroba entre dezembro e janeiro de 2024 comparado a outubro.

Vale mencionar também que após acumular forte recuperação em setembro (clique aqui), o mercado futuro apresentou maior estabilidade desde o final de setembro, oscilando pequenas altas e baixas. E essa maior estabilidade do mercado futuro e a alta no mercado físico contribuiu para diminuir o ágio entre o preço esperado e o atual do boi gordo, o que pode favorecer novos movimentos de compra.

O Farmnews atualizou também os dados da variação do preço boi gordo, bezerro e do indicador de inflação (IGP-M) entre os meses de setembro, de 2022 e 2023. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo