Mercado

Preço futuro do boi gordo frente ao físico em abril (14)

O Farmnews comparou os dados do preço futuro do boi gordo frente ao físico na parcial de abril (14).

O preço do boi gordo (Cepea) alcançou, na parcial de abril (14), o maior valor diário de 2025, em um movimento de recuperação iniciado desde a segunda metade de março (clique aqui).

O fato é que além da alta diária, o preço médio parcial de abril interrompeu uma sequência de quedas consecutivas entre fevereiro e março, com reflexo no mercado futuro do boi gordo que, segue próximo da máxima para os vencimentos ao longo de 2025, especialmente para os últimos meses do ano (primeira Figura).

Os contratos com vencimento nos meses finais de 2025, embora próximo da máxima, seguem com pouca liquidez. E por falar no assunto, o Farmnews comparou o número de contratos em aberto, por vencimento, ao longo de 2025, em abril (11). Clique aqui e confira os dados!

A Figura abaixo apresenta dados de preço do boi gordo no mercado físico (Datagro) e dos contratos futuros, segundo B3, entre abril e dezembro de 2025, em Reais por arroba, no dia 14 de abril, considerando os valores do ajuste.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e Datagro (elaborado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo segue firme e próximo da máxima, especialmente para os vencimentos nos meses finais de 2025, com previsão de preço acima de R$350,0 por arroba.

Como temos destacado, nesse momento, a projeção de preço para os meses finais do ano é ainda muito incerta, ainda mais com o número baixo de contratos em aberto para os respectivos vencimentos. O importante, contudo, é observar a tendência de alta (segunda Figura) diante de um cenário que favorece o pecuarista quando o assunto é preço. A expectativa de menor oferta de animais para o abate com a redução do abate de fêmeas (clique aqui) e uma demanda mais aquecida por carne bovina, tanto externa como interna condicionam esse cenário altista para o mercado do boi gordo.

A Figura a seguir apresenta a evolução diária do preço esperado do boi gordo para outubro de 2025, em Reais por arroba, na B3.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (elaborado por Farmnews)

E por falar fundamento, a demanda internacional segue com perspectiva de alta em 2025. Isso porque o USDA revisou, em abril, o consumo esperado de carne bovina no mundo e nos principais países consumidores e dos dados revelaram expectativa de alta. Aliás, a previsão do USDA é que a demanda aumente mais que a oferta de carne bovina no ano de 2025. Clique aqui e saiba mais!

E não é apenas o consumo que deve aumentar em 2025. A exportação mundial de carne bovina também deve renovar a máxima em 2025. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!
Botão Voltar ao topo