Mercado

Preço futuro do boi gordo para outubro no maior patamar desde maio

O preço futuro do boi gordo seguiu o movimento de recuperação e alcançou, na parcial de junho, (16) o maior valor desde o fim da primeira metade de maio.

O mercado futuro do boi gordo acumulou alta na parcial de junho (Figura), mostrando otimismo para a segunda metade do ano. Os dados históricos do mercado pecuário (clique aqui) e os números de exportação de carne bovina praticados a partir de maio suportam a expectativa de um cenário de preço melhor para a entressafra de 2023.

Vale lembrar que no ciclo de baixa anterior, em 2017, quando naquele ano o preço do boi gordo acumulou forte queda na primeira metade do ano, o período de entressafra foi melhor, em alta (clique aqui). Pois é, além da história, que contribui para um maior otimismo, os dados de exportação em crescimento (clique aqui), a expectativa de uma menor oferta de animais para o abate e um consumo interno mais aquecido fortalecem essa perspectiva de valorização da arroba.

A Figura ilustra a evolução diária do preço do boi gordo, contrato para vencimento em outubro de 2023 (BGIV23), avaliado em Reais por arroba.

preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 (adaptado por Farmnews)

O preço futuro do boi gordo para vencimento em outubro de 2023 foi cotado a R$260,1 por arroba no dia 16 de junho, o maior patamar desde maio (15), quando o valor foi de R$265,8 por arroba.

O interessante é observar (segunda Figura) que os contratos para vencimento entre junho e outubro ficaram acima da cotação do boi gordo (Cepea) no dia 16 de junho, comprovando essa perspectiva mais otimista do mercado.

A Figura abaixo apresenta dados do preço do boi gordo (Cepea) e dos contratos futuros, em Reais por arroba, no dia 16 de junho.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
preço futuro do boi gordo
Fonte: Dados da B3 e do Cepea (adaptado por Farmnews)

É importante reforçar que o consumo interno é um importante fator que pode contribuir ainda mais com a retomada de preço do boi gordo e, nesse aspecto, vale mencionar que o preço da carne bovina no varejo caiu muito menos que o boi gordo e até mesmo a carne bovina no atacado, ao longo de 2023.

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo