Preço futuro do milho frente ao físico na parcial de março (19)

O preço futuro do milho se mantém em alta, mas precifica queda em relação ao preço atual no físico em março (19).
O preço do milho (Cepea) no mercado físico segue em valorização, com a média parcial de março de 2025 (até o dia 19) novamente próximo de R$90,0 por saca e no maior patamar desde março de 2022, como mostram os dados da primeira Figura.
O milho, aliás, segue, de longe, como o destaque positivo de 2025, até a primeira quinzena de março, com valorização muito acima da observada para as demais commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews (clique aqui).
A Figura apresenta dados do preço médio nominal do milho (Cepea), em Reais por saca, entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2025 (até o dia 19).

O movimento de alta no mercado físico tem igualmente impulsionado os valores dos contratos futuro do grão, embora os valores esperados sigam abaixo do preço atual da saca no mercado físico (segunda Figura), pressionados com a expectativa da oferta da safrinha.
E por falar em oferta, a revisão de março de 2025 do USDA, a exemplo da anterior (clique aqui), apresentou expectativa de queda na produção mundial e no estoque final de milho. O estoque mundial de milho deve somar 288,9 milhões de toneladas na safra 2024/25, queda de 0,5% frente a estimativa anterior (290,3 milhões de toneladas) e distante do estoque da safra passada (314,0 milhões de toneladas). Clique aqui e saiba mais!
A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre março e janeiro de 2026, em Reais por saca, no dia 19 de março.

O preço futuro do milho para maio de 2025 precifica queda de R$7,0 por saca em relação a referência no físico (Cepea), na parcial de março (19).
Os contratos com vencimento até janeiro de 2026, apesar de abaixo da referência no físico devem mostrar recuperação, diminuindo a diferença entre o preço esperado e atual da saca, como já começa a ser observado para o vencimento em maio de 2025 (terceira Figura).
A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço do milho no físico (Cepea) e futuro (B3) para maio de 2025, em Reais por saca, ao longo de 2025.

E mudando de milho para boi gordo, os contratos futuros do animal pronto para o abate seguem em forte alta em março, com os vencimentos em tendência de alta e com o vencimento em outubro de 2025 novamente próximo da máxima para o vencimento (clique aqui)
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!