Preço futuro do milho para 2024 cai e zera alta acumulada ao longo de julho
O preço futuro do milho para março de 2024 voltou a cair e praticamente zerou a alta acumulada ao longo de julho.
Pois é, a recuperação de preço do milho observada ao longo de julho (Figura) perdeu força e o preço esperado do grão para março de 2024 voltou a cair no final do mês, como mostram os dados da Figura abaixo.
Vale lembrar que o Farmnews atualiza diariamente as cotações do mercado futuro do milho para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e confira!
A Figura ilustra a evolução do contrato futuro do milho para vencimento em março de 2024 (CCMH24), avaliado em Reais por saca, desde fevereiro de 2023.
O preço futuro do milho para vencimento em março de 2024 encerrou julho cotado a R$66,6 por saca, valor pouco acima da cotação que encerrou junho (R$65,7).
Vale lembrar que ao longo do mês o preço esperado do milho para março de 2024 chegou a esboçar uma reação, principalmente com o fim do acordo entre Rússia e a Ucrânia que permitia a navegação pacífica na região do Báltico. Contudo, a pressão de uma produção acima da demanda na safra 2023/24 segue influenciando o comportamento de preço do milho, tanto no mercado físico como futuro, como mostram os dados da segunda Figura.
Vale destacar também que, embora sem força de alta consistente, o preço do milho interrompeu, na parcial de julho, 4 meses de quedas consecutivas, embora siga no menor patamar desde 2020. Clique aqui e confira!
A Figura compara o preço futuro do milho para março de 2024 (CCMH24) e o preço do grão no mercado físico (Cepea), avaliado em Reais por saca, desde fevereiro de 2023.
Apesar da queda, a projeção do preço do milho para 2024 segue acima do valor atual do grão no mercado físico, como revelam os dados acima. E é importante destacar que ao contrário do milho, a perspectiva futura do preço do boi gordo segue abaixo da cotação da arroba no mercado físico. Clique aqui e saiba mais!
A valorização do Real frente ao dólar é outro fator que contribui para manter a cotação do milho pressionada para baixo. E a queda do dólar acontece pelo quarto mês consecutivo em julho de 2023 e a cotação alcança a menor média desde abril de 2022. Clique aqui!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!