Preço futuro do milho precifica, em junho, queda para 2025 e melhora em 2026

O preço futuro do milho segue precificando queda para os vencimentos em 2025 e recuperação para a primeira metade de 2026.
O mercado futuro do milho seguiu pressionado em junho, com o contrato para vencimento em novembro de 2025 renovando a mínima e precificando queda em relação ao físico, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura ilustra a evolução diária do preço do milho no mercado físico (Cepea) e futuro (B3) para vencimento em novembro de 2025, em Reais por saca, ao longo de 2025.

O interessante é observar que o mercado futuro do milho para novembro (linha azul da Figura acima) precificou queda frente a referência no físico ao longo de todo o ano de 2025, até junho. E enquanto o mercado físico (linha verde da Figura acima) estava descolado, para cima, do preço futuro, a expectativa foi que, algum momento, poderia haver alguma recuperação de preço do contrato para vencimento em novembro. O fato é que o futuro não subiu e o preço do grão no mercado físico também se aproximou próximo da mínima no ano.
O preço do milho no mercado físico acumulou queda de 6,9% em junho (27) em relação ao valor que encerrou 2024. Apenas em junho, a queda em relação ao final de maio foi de 1,9%. Vale lembrar que o preço do milho chegou a subir quase 25,0% no ano em março.
Aliás, apesar de próximo da mínima, os contratos, precificam, a partir de 2026, uma recuperação frente ao valor atual do milho, conforme dados da segunda Figura.
A Figura abaixo apresenta dados de preço do milho no mercado físico (Cepea) e dos contratos futuros, segundo B3, entre julho de 2025 e julho de 2026, em Reais por saca, no dia 27 de junho.

O preço futuro do milho para julho e setembro de 2025 precificam queda de 6,1% e 8,0% em relação a referência do físico no final de junho (27).
A perspectiva de uma safrinha recorde e um mercado de exportação em queda no País contribuem para manter o preço do grão pressionado. No cenário mundial, a relação do estoque e consumo de milho deve alcançar, na safra 2025/26 o menor patamar dos últimos anos. Clique aqui e confira os dados!
O USDA revisou, em junho de 2025, os dados esperados de produção e estoque final de milho, mostrando expectativa de produção recorde e estoque em queda. Clique aqui e confira os dados completos!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!