Mercado

Principais importadores de carne bovina do Brasil no 1° semestre de 2023

O Farmnews apresenta os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil no 1° semestre de 2023.

É importante destacar que o Brasil renovou o recorde de exportação de carne bovina para um mês de junho em 2023. Isso porque em maio de 2023 o País embarcou 192,7 mil toneladas em carne bovina, valor histórico para o período do ano.

Contudo, no 1° semestre de 2023 as vendas caíram quando comparado ao 1° semestre de 2022. As vendas entre janeiro e junho de 2023 somaram 882,6 mil toneladas, valor 4,9% menor que o valor observado nos primeiros 6 meses de 2022 (927,9 mil toneladas). Vale mencionar que a queda na receita de exportação de carne bovina brasileira foi maior que a perda no ritmo de embarque no 1° semestre de 2023, como destacam os dados da Tabela abaixo e, indicando uma maior desvalorização do preço da carne bovina no mercado internacional.

O Farmnews apresenta os dados de exportação de carne bovina do Brasil nos meses de junho, entre os anos de 2016 e 2023. Clique aqui e confira!

A Tabela apresenta os dados de importação de carne bovina do Brasil, por país comprador, em milhões de dólares, no 1° semestre, de 2022 e 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.

principais importadores de carne bovina

Entre os principais importadores de carne bovina do Brasil, apenas o Chile e a Arábia Saudita apresentaram alta na receita de compra no 1° semestre de 2023 frente ao mesmo período de 2022.

A China importou o equivalente a US$2,60 bilhões em carne bovina do Brasil nos primeiros 6 meses de 2023, queda de 29,0% em relação a primeira metade de 2022. No entanto, a China segue liderando, de longe, o rank dos principais importadores de carne bovina do Brasil, com compras que somam mais de 10 vezes o valor importado pelo nosso segundo maior cliente, os Estados Unidos (US$225,60 milhões).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Além da China, os EUA e o Egito apresentaram queda na importação de carne bovina brasileira, em faturamento, como revelam os dados da Tabela acima.

A Figura a seguir ilustra a importância dos países importadores de carne bovina do Brasil, no faturamento, no 1° semestre de 2023, segundo dados do MDIC-SECEX.

principais importadores de carne bovina
Fonte: Dados do MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

O fato é que a China participou com quase 60,0% de toda a receita de exportação de carne bovina do Brasil, com importância de 59,8% no acumulado entre janeiro e junho 2023.

A expectativa é que o mercado de exportação de carne bovina do Brasil siga em crescimento na segunda metade de 2023 e contribua para manter a expectativa de preço do boi gordo mais altos na entressafra.

E por falar em expectativa futura de preço, o Farmnews atualiza, diariamente, o preço futuro do boi gordo para os vencimentos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui!

O Farmnews atualizou também os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado entre 2022 e junho de 2023. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo