Poder de compra do pecuarista: soja por boi gordo
A recente alta de preços do boi gordo, que ganhou força em agosto de 2017, tem incentivado muitos pecuaristas a optar pela engorda confinada.
E diante desse cenário de preços positivo para a engorda no cocho, vamos avaliar o poder de compra do pecuarista em relação a um dos principais insumos da alimentação dos bovinos em confinamento, a soja.
Em outras palavras, vamos avaliar a relação da soja por boi gordo ou melhor, a quantidade de sacas possível de comprar a partir da venda de 1 arroba de boi gordo.
A Figura a seguir apresenta a evolução da relação de troca da soja por boi gordo desde 2017.
A atual relação da soja por boi gordo, de 2,08 sacas por arroba é a maior do ano de 2017 até o momento (parcial de setembro) e igualmente a melhor desde março de 2016.
A média histórica da relação da soja por boi gordo desde 2007 é de 1,78 sacas por arroba. A média atual está 16,9% acima dessa média.
Isso comprova o cenário de custos positivo para aqueles que optarem pela engorda confinada. Aliás, a relação de milho por boi gordo também está favorável, conforme destaca a Figura abaixo.
No caso do milho, a relação de troca do grão por milho é a melhor dos últimos 2 anos, estando atualmente (set-17) próxima de 5,0 por arroba.
E como o assunto é confinamento, o Farmnews apresenta o estudo do ICBC que destaca para o custo da diária de bovinos em confinamento em agosto de 2017!
Na terceira edição do Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) se identificou redução dos custos de produção para o estado de São Paulo (clique aqui).
Clique aqui e saiba mais sobre o Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados – ICBC!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!