Variação do preço da carne bovina no varejo, entre 2020 e novembro de 2024
O Farmnews apresentou os dados da variação do preço da carne bovina no varejo até novembro de 2024, segundo dados do IPCA-15.
O preço da carne bovina para o consumidor final, média Brasil, conforme dados do IPCA-15 divulgados pelo IBGE seguiu em alta, como ilustra a variação acumulada do preço da picanha, contrafilé e acém até novembro de 2024 (Figura).
Aliás, o preço do acém no varejo, por exemplo, subiu em média 10,4% em novembro frente ao mês anterior e, no ano a alta acumulada foi de 14,5% (em relação a dezembro de 2023), uma alta maior que a observada para a picanha e o contrafilé com valorização na parcial do ano de 6,5% e 9,7%, respectivamente.
A alta no preço do boi gordo ao longo da segunda metade de 2024 foi refletida na alta da carne bovina para o consumidor final e também das proteínas concorrentes, como o suíno e o frango. E por falar no concorrente, o preço do suíno vivo renovou a máxima nominal em novembro de 2024 e acumulou alta acima do boi gordo na parcial do ano. Clique aqui e confira!
A Figura ilustra a variação acumulada no preço da picanha, contrafilé e acém no varejo, média Brasil, entre 2020 e novembro de 2024, segundo dados do IPCA-15 (IBGE).
O preço da carne bovina para o consumidor final acumulou alta em novembro de 2024, com o valor da picanha, contrafilé e o acém com alta de 6,5%, 9,7% e 14,5% frente a dezembro de 2023.
A época do ano, em especial, concentra uma maior demanda por carne bovina, embora a alta no preço no varejo preocupa. Aliás, essa tem sido uma das justificativas para a pressão negativa no mercado pecuário (clique aqui) após o boi gordo renovar a máxima diária histórica ao longo de novembro.
Além da maior pressão de queda no mercado físico, o futuro antecipou o movimento de correção, com forte descolamento frente aos patamares atuais da arroba, gerando um cenário de insegurança. Isso porque em poucos dias o mercado futuro devolveu os ganhos acumulados desde o final de outubro (clique aqui).
O preço do frango congelado no atacado acumulou, em novembro, o quarto mês consecutivo de alta e o maior valor nominal desde o final de 2022. Clique aqui e confira os dados!
Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!