Mercado

Variação do preço da carne bovina, suína e de frango para exportação

O Farmnews atualizou dados da variação do preço da carne bovina, suína e de frango exportada pelo Brasil desde janeiro de 2020.

Afinal, qual das proteínas exportadas pelo Brasil acumulou a maior queda ou alta de preço ao longo dos últimos anos, a carne bovina, suína ou o frango?

E antes de falar em preço das proteínas de origem animal exportadas pelo Brasil, vale destacar que o embarque de carnes, incluindo bovina, suína e de frango, alcançou patamar recorde em 2023, somando 5,22 milhões de toneladas entre janeiro e agosto, superando o recorde anterior, de 2022, quando no mesmo período as vendas foram de 4,95 milhões de toneladas.

Essa alta nos embarques aconteceu principalmente devido ao aumento das vendas de carne suína e de frango do Brasil para o mercado internacional, uma vez que ambos alcançaram patamares recordes em 2023. A carne bovina, por outro lado, embora não tenha renovado o recorde em 2023 segue próximo das máximas. E por falar no assunto, clique aqui e confira os dados de receita, embarque e preço da carne bovina exportada do Brasil no acumulado entre janeiro e agosto, de 2016 a 2023.

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do preço da carne bovina, suína e de frango exportada do Brasil, entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, segundo dados do COMEX.

variação do preço da carne bovina
Fonte: Dados do COMEX (adaptado por Farmnews)

Os dados da variação do preço da carne bovina exportada do Brasil mostram uma forte queda e uma maior oscilação comparada a carne suína e de frango nos últimos anos.

Isso porque embora o preço da carne suína exportada do Brasil acumule uma perda um pouco maior que a carne bovina entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, o preço da carne bovina acumulou maior queda quando avaliando os dados em um período mais recente (desde 2022), como mostram os dados da Figura acima (linha verde).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que entre janeiro de 2020 e agosto de 2023 o preço da carne bovina exportada pelo Brasil acumulou queda de 6,2%, enquanto a carne suína caiu 7,5% no mesmo período. A carne de frango exportada pelo Brasil, contudo, subiu entre janeiro de 2020 e agosto de 2023, com ganho de 11,8%.

E por falar no preço da carne bovina exportada do Brasil, clique aqui e confira os preços pagos pelo produto brasileiro entre os principais países compradores.

É importante destacar também que os dados parciais da exportação de carne bovina do Brasil na parcial de setembro de 2023 seguem projetando alta no embarque e queda no preço. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo