Mercado

Variação do preço do bezerro e do boi gordo na parcial de 2024, até fevereiro (23)

O Farmnews comparou a variação do preço do bezerro e do boi gordo ao longo de 2024, até a parcial de fevereiro (23).

A variação do preço do bezerro na parcial de 2024, até fevereiro (23), voltou a acumular alta (primeira Figura), com ganho de 0,8% frente ao valor que encerrou 2023. No mesmo intervalor de tempo, o preço da arroba do boi gordo seguiu mais pressionada, acumulando perda de 6,4%, cotada a R$236,3.

A Figura ilustra a variação diária acumulada do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do boi gordo (Cepea) ao longo de 2024.

variação do preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do bezerro na parcial de 2024 mostra maior estabilidade comparado ao boi gordo, pelo menos até fevereiro (23).

Essa maior estabilidade da categoria de reposição frente ao animal pronto para o abate piorou o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho em fevereiro. Isso porque o indicador de arrobas de boi gordo por bezerro voltou a subir na parcial de fevereiro de 2024 após 2 quedas mensais consecutivas. Clique aqui e confira os dados desde janeiro de 2020.

Considerando um período maior de tempo, o preço do bezerro se mantém em vantagem comparado ao boi gordo, com ganho maior desde janeiro de 2020 (segunda Figura).

A Figura ilustra a variação nominal média acumulada do preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) e do boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e a parcial de fevereiro de 2024 (até o dia 23).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
variação do preço do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do bezerro, entre 2020 e a parcial de fevereiro de 2024 (média até o dia 23) subiu 28,6%, enquanto no mesmo período o preço do animal pronto para o abate subiu 23,5%.

Apesar do mercado pressionado, com o mercado futuro do boi gordo em queda e próxima da mínima para os vencimentos (clique aqui), nossa expectativa segue de gradativa recuperação, especialmente a partir da segunda metade de 2024!

O Farmnews comparou a evolução mensal do preço do bezerro, dentro de cada ano, entre 2020 e a parcial de fevereiro de 2024. Clique aqui e confira! O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo em outubro, entre 2010 e a expectativa do mercado futuro para 2024, em fevereiro. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo