Mercado

Variação do preço do boi gordo nos EUA e no Brasil até janeiro de 2024

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo nos EUA e no Brasil entre janeiro de 2018 e janeiro de 2024.

Afinal, como se comportaram os preços do boi gordo nos EUA e no Brasil ao longo dos últimos anos, até o primeiro mês de 2024? A Figura abaixo mostra a variação do preço do animal pronto para o abate em ambos os países.

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo nos EUA (USDA) e no Brasil (Cepea), ambos avaliados em dólares, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2024.

preço do boi gordo nos EUA
Fonte: Dados do USDA e Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo nos EUA, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2024 foi de 42,3%, enquanto no mesmo período o animal pronto para o abate no Brasil, em dólares, subiu apenas 11,2%.

Pois é, o preço do boi gordo nos EUA segue acumulando forte valorização, ao contrário do Brasil devido a fase do ciclo pecuário em momentos diferentes nos respectivos países. No Brasil, o ciclo é de baixa, com expectativa de reversão gradativa ao longo de 2024, ao passo que nos EUA o ciclo é de forte alta, com queda na oferta de animais para o abate naquele país.

No Brasil em especial o preço do boi gordo segue pressionado em 2024, apesar dos dados recordes de exportação de carne bovina (clique aqui). A queda no mercado físico segue influenciando o comportamento de preço no mercado futuro que, segue inclusive precificando novas quedas ao longo da primeira metade do ano, com o valor dos contratos renovando a mínima.

O contrato para vencimento em outubro de 2024, por exemplo, que vinha mostrando uma expectativa de valorização, voltou a ser cotado praticamente sem ágio frente ao físico, indicando uma perspectiva de estabilidade entre o fim de fevereiro e o final de outubro, o que ao nosso ver, é um cenário distorcido que mostra oportunidade que merece atenção.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo