Mercado

Variação do preço do boi gordo nos EUA e no Brasil até novembro

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo nos EUA e no Brasil entre 2020 e a parcial de novembro de 2023.

Afinal, como se comportaram os preços do boi gordo nos EUA e no Brasil ao longo dos últimos anos? A Figura abaixo mostra a variação do preço do animal pronto para o abate em ambos os países.

O preço do boi gordo voltou a apresentar recuperação no Brasil no fim de novembro, alcançando o maior patamar desde julho. Clique aqui e confira! E não foi apenas no mercado físico que o preço da arroba alcançou o maior patamar dos últimos meses. Isso porque no mercado futuro do boi gordo a projeção para dezembro, por exemplo, igualmente foi a maior desde o final de julho. Clique aqui e confira!

A Figura ilustra a variação acumulada do preço do boi gordo nos EUA (USDA) e no Brasil (Cepea), ambos avaliados em dólares, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2023.

variação do preço do boi gordo
Fonte: Dados do USDA e Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo nos EUA, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2023 foi de 46,5%, enquanto no mesmo período o animal pronto para o abate no Brasil, em dólares, subiu apenas 2,8%.

Pois é, o preço do boi gordo nos EUA segue acumulando forte valorização, ao contrário do Brasil. Isso porque apesar da recuperação recente, nesse final de novembro, o preço do boi gordo (Cepea) em 2023 acumulou forte queda, em um ano de ciclo de baixa que ficou marcado como o de maior perda frente aos ciclos de baixa anteriores.

No ciclo de baixa de longo anterior ao atual, o preço corrigido do boi gordo acumulou 3 anos consecutivos de queda, entre 2016 e 2018. Contudo, naquele período o preço acumulou queda menor que a observada no ciclo pecuário de 2023. Isso porque em 2018 o preço do boi gordo caiu 15,4% frente ao valor médio da arroba em 2015, pico de alta daquele ciclo pecuário. Na parcial de 2023 a queda frente a máxima de 2021 foi de 22,0%. E por falar na queda de preço pecuário nacional em 2023, o Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo, média anual, entre 2010 e a parcial de 2023. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews também atualizou os dados do preço do boi gordo (Cepea) em dólares por arroba ao longo dos últimos anos, até a parcial de novembro de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo