Sustentabilidade

Consumo consciente: como isso pode mudar, para melhor, as empresas do agro?

Você já parou para pensar que o consumo consciente não é apenas mais um conceito bonito, mas uma realidade cada vez mais exigida pelo seu consumidor?

Bom, primeiro vamos falar de consumo consciente, afinal, talvez muitos não saibam exatamente o que significa ou podem ter uma visão parcial do tema.

O consumo consciente é um termo que se refere a responsabilidade sobre as nossas escolhas como consumidor, seja com relação a evitar o desperdício e um melhor aproveitamento do que consumimos, como ao escolher produtos e/ou serviços que sejam originários de empresas que incluam, em seus processos operacionais e comercias,  práticas justas que minimizem o impactos sociais e ambientais.

Pois é, esse papo de consumo consciente parece bonito, mas na prática a realidade é outra, certo? Não! Muito pelo contrário. Essa é uma tendência cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente no agronegócio, já que quando falamos em escolhas e consumo consciente de alimento, é impossível não falar dos produtores rurais e da agroindústria.

Como comentamos, o mundo evolui e as gerações de consumidores estão exigindo modelos de produção que garantam esse consumo responsável, seja pela ação própria quando o assunto é desperdício, seja na escolha de marcas e empresas que estejam alinhadas com suas ideias de futuro.

Por isso, não se iluda, o consumo consciente veio para ficar e a cadeia produtiva nos diversos setores do agronegócio está se preparando e se adequando a essa nova realidade!

Com a demanda cada vez maior por produtos e serviços que levem em consideração a sustentabilidade, como base de sua produção, fazendas, granjas e empresas de produtos de origem animal precisam estar preparadas. E como se preparar para isso?

Certificações são ferramentas de garantia de requisitos que podem apoiar as iniciativas relacionadas ao cumprimento destas demandas.  Com as certificações das FairFood, você dá um passo adiante, rumo a um futuro com respeito aos animais, garantia de origem e a uma cadeia de produção ligada às necessidades do mundo em que vivemos.

Os Programas de Certificação foram desenvolvidos com o objetivo de assegurar que os produtos de origem animal que estampam os selos em suas embalagens são provenientes de fazendas, granjas e criatórios que atendem os requisitos de cada protocolo. Os programas de certificações, desenhado pela FairFood, são privados com auditorias de terceira parte, e baseados em regras da Organização Mundial de Saúde, bem como em pesquisas desenvolvidas por Universidades e Instituições nacionais e internacionais, adaptadas à realidade da pecuária do Brasil.

Nesse momento, não vamos abordar os tipos de selos e entrar em detalhes mais técnicos, mas eles abrangem diferentes mercados, segmentos e objetivos, como destaca o exemplo (Figura) dos selos atualmente desenvolvidos pela FairFood.

O mais importante é reforçar a importância do tema, ressaltado pela crescente conscientização do consumidor sobre a segurança alimentar e pela transparência nos processos de fornecimento e produção de alimentos. E isso impulsiona o mercado de certificação.

O tema é global, mais ou menos avançado em determinadas partes do mundo, mas é algo que, com o tempo, estará presente no nosso dia a dia, especialmente nos mercados emergentes na Ásia-Pacífico e na América Latina, onde a crescente demografia da classe média e a urbanização estimulam a demanda por alimentos certificados.

Por fim, é importante destacar que as certificações não são apenas selos que acarretam custos para a empresa na implantação e manutenção dos requisitos. As certificações auxiliam muito na gestão dos processos, tomadas de decisões, na mitigação de riscos, diferenciação e reputação da marca e conquista da confiança do consumidor, desempenhando assim, um papel crucial na cadeia global de abastecimento de alimentos. E, claro, cabe lembrar que a natureza do mercado de certificação de alimentos é dinâmica, com mudanças regulatórias e preferências do consumidor remodelando continuamente.

👉 Conecte-se com a Fair Food: 📞 Fale com Helena Karsburg da Fair Food pelo WhatsApp 📞

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