Preços do boi gordo em setembro dos últimos anos
O Farmnews destaca os preços nominais do boi gordo em setembro dos últimos anos.
Afinal, como foi o comportamento de preços do boi neste mês dos últimos anos e o que podemos esperar em setembro de 2017?
Aliás, fizemos essa mesma análise com os preços do milho, ou seja, avaliamos o comportamento de preços do milho em setembro dos últimos anos (clique aqui e saiba mais).
Vale lembrar que a oferta de animais para abate segue restrita nas regiões pesquisadas pelo Cepea/Esalq, cenário que vem favorecendo a alta do boi gordo em agosto de 2017. A alta do boi gordo em agosto de 2017 é, inclusive, a maior dos últimos 21 anos (clique aqui).
A Tabela abaixo apresenta os dados do preço médio do boi gordo em setembro e agosto dos últimos anos.
De acordo com os dados apresentados, na média avaliada desde 2006 (descartando 2017), o preço do boi gordo em setembro foi apenas cerca de 1,6% maior em relação ao valor praticado em agosto.
No entanto, a exemplo do que ocorreu com o estudo do milho, nos 11 anos avaliados, em 5 oportunidades o preço do boi gordo em setembro foi menor que o observado em agosto e em 6 outras o cenário foi oposto, ou seja, setembro foi maior que agosto.
Isso indica que não há uma expectativa mais provável quando observando os dados históricos, já que a volatilidade de preços é grande.
O fato é que quando avaliamos o preço do boi gordo em agosto, o valor atual (média parcial de 2017, até o dia 29) está 11,8% menor que o valor de 2016.
No entanto, o preço do boi gordo mostrou em agosto forte sinal de recuperação, o que aumenta a expectativa de melhores preços em setembro frente ao observado em agosto de 2017.
A Figura a seguir ilustra os preços nominais médio do boi gordo em setembro desde o ano 2006.
Por outro lado, o comportamento de preços do boi gordo em agosto dos últimos anos já mostra um cenário diferente do apresentado em setembro (veja Figura abaixo).
O Farmnews apresenta dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo (clique aqui)!
O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!